terça-feira, 11 de setembro de 2007

Volver a los 17...

A data de 10 de setembro, há X anos, marca um período muito importante de minha vida: o início de meu curso de jornalismo na UnB que coincidiu, no meu contexto, com o ingresso no mundo dos adultos. Os amigos mais próximos sabem o valor desse "X" aí, mas faço questão de não revelar aos quatro ventos esse "segredo", pois com ele vem embutida minha idade.

Com a ajuda de uma grande greve que empurrou a data de início do semestre letivo, meu primeiro dia de aula foi cair justamente no dia da imprensa, vejam que coincidência. Mas por falar em coincidências, a que me chama mais a atenção agora é muito especial. No meu primeiro semestre da graduação, tive aula com o professor Sérgio Porto. No segundo, com o professor Fernando Bastos. Meio adolescente ainda e recém-saída do segundo grau, era uma caloura atarantada com tantas informações novas, adaptando-me com um certo custo à linguagem e aos procedimentos universitários.

Agora, pegando algumas matérias como aluna especial e me preparando para o doutorado, tenho o prazer de voltar a ter aula com os dois professores citados acima, juntos, numa mesma disciplina. Até parece que o destino quis brincar comigo, com a presença deles novamente em minha vida, no início de outra caminhada. Já não estou mais tão jovem assim como naquela época, mas confesso que estou me sentindo de novo um pouco adolescente, de novo atarantada com tantas informações novas e o revisitar de outras não tão novas assim, mas com outro olhar.

Na semana passada, no final da aula, o Sérgio fez a seguinte pergunta: "O que tem mais sentido pra você?". Cada um de nós foi respondendo. Eu falei que, pra mim, o que fazia mais sentido era aprender. Aprender com as pessoas, os fatos, as alegrias, as frustrações, enfim, com tudo. E foi através dessa resposta que, ao longo dos últimos dias, tenho olhado muito para trás e, feliz, vi o quanto aprendi até aqui. E, olhando para a frente, percebo quanto mais quero aprender...

2 comentários:

Ana Paula Pietroluongo - CRP 01/10839 disse...

Esses encontros tão especiais!!!
Com o tanto de nostalgia, mas sinto que nos ajudam a perceber quanto o tempo passou e com ele o quanto de vivência foi adicionada ao nosso "pacotinho" da vida!!!!
Gosto de acreditar que estamos sempre em momentos de aprendizado.
Tenho cada vez mais a clareza de que é só assim que conseguimos alcançar a sabedoria...
O teu momento me lembrou muito uma frase que eu criei em mais um momento de vivencia com a minha profissão...
Quero cada dia mais ter a humildade e sabedoria suficiente para me permitir não saber para que um dia eu possa de fato saber aquilo que eu desejo.

Aiai..sempre mudo um pouco as palavras mas a idéia é a mesma!! 8))

Beijos

Anônimo disse...

A vida é mesmo cheia de surpresas. Que surpresa boa voltar a ter aulas com os mesmos professores. É como voltar um pouco ao passado e constatar o quanto já aprendemos. Nesta semana também tive uma surpresa relacionada com uma professora que tive na faculdade. Ela dava aula de E.P.B. e eu sabia que era uma grande pesquisadora do folclore brasileiro, tinha livro publicado que na época eu fiz questão de comprar e pedir seu autógrafo. Na última quarta-feira, estive com meus alunos visitando no Parque da Água Branca - SP, o evento "Revelando São Paulo", que traz para a capital toda a cultura das cidades do interior. Passando pelas várias alas (com artesanatos e trabalhos realizados pelos habitantes de cada cidade), vi que uma delas tinha o nome de minha professora LAURA DELLA MÔNICA. Fiquei feliz e contei para os meus alunos quem era ela e que tinha sido muito importante para mim.