sexta-feira, 30 de abril de 2010

Gaston Acurio: meu ídolo gastronômico!

Um de meus sonhos é conhecer "ao vivo" o Gaston Acurio, um dos principais chefs peruanos e também considerado um dos melhores do mundo. Qum sabe um dia, além de conhecê-lo, não consigo fazer um curso com ele? Para início de conversa, sua história já me chama a atenção: anos atrás a família o mandou a Madrid, na Espanha, para estudar Direito. Porém, Gaston descobriu que sua grande paixão era a cozinha. Sabem o que ele fez? Subverteu deliciosamente seu destino: em vez de advogado, voltou para Lima como cozinheiro formado. A família só descobriu isso em seu regresso...imaginem o quiprocó que isso deve ter dado!

Mas acho que hoje a família dele não deve mais lamentar a falta de um advogado em seu clã: o Gaston se deu super bem fazendo o que realmente desejava: tem seus restaurantes de comida peruana em vários países, além de sua terra natal. Um deles, o La Mar de São Paulo, fez aniversário esta semana. Além disso, é considerado um dos embaixadores culturais do Peru. Por entrevistas que já vi na TV com Gaston e pelas coisas que escreve em seu Facebook e em seu Twitter, percebo que é um cozinheiro cuja visão profissional e, sobretudo, de vida, ultrapassa os limites do garfo e faca.  Gaston valoriza tremendamente a cultura peruana, não deixando de navegar pelas influências de outros países. Gerencia seus restaurantes e, ao mesmo tempo, está envolvido em projetos sociais lá no Peru.

Curtam um pouco do que ele escreve em seu Facebook:

Quienes dirigen una escuela de cocina en el Peru deben entender que no se trata de un mero negocio. Que es ante todo un honor y una responsabilidad. Los 6,000 jovenes que hoy estudian cocina en el Peru, son los llamados a continuar este hermoso camino lleno de batallas por librar. Batallas que solo seran ganadas siempre y cuando hayan sido formados en los valores y principios que el Peru espera de ellos.

Antes, un restaurante era un punto de llegada. El sabor, el placer, la belleza eran su objetivo. Hoy, es un punto de partida para cosas mucho mas trascendentes. Defensa de la biodiversidad y el ambiente relaciones de comercio justo, acercamiento entre el campo y la ciudad, puentes de tolerancia y respeto a las diferencias. Hermosos restaurantes, que abrazan la estetica con la misma pasion que abrazan la etica.

Viva Gaston!

quinta-feira, 29 de abril de 2010

Raíces de América e Tarancón se apresentam em Sampa no dia do trabalhador






Esses amigos músicos me põem em situação difícil.....e não é que o Tarancón e o Raíces de América vão fazer show no mesmo dia, 1º de maio? Ainda bem que nesse dia não estarei em Sampa, pois não saberia o que fazer, estaria numa verdadeira saia justa latinoamericana!

O Tarancón se apresentará  a partir das 13h30min, no SESC Vila Mariana. O Raíces de América e outros artistas como Fernando Ferrer, Carlinhos Brown, Milton Nascimento, além do maestro João Carlos Martins ao Piano com Quinteto Bachiana e o tenor Jean Willian se apresentarão a partir do meio-dia na Praça Cívica do Memorial da América Latina.

Aproveitem para degustar um pouco do Tarancón (o primeiro vídeo) e do Raíces de América (o segundo) aí acima. Sou bem suspeita pra ajudar a divulgar esses dois grupos, pois sou fã ardorosa deles desde criancinha. Muitos anos depois, graças às facilidades da internet, comecei a fazer amizade com alguns membros de ambos os grupos. Há exatos dois anos, feliz da vida, consegui assistir meu primeiro show do Tarancón ao vivo, nesse mesmo SESC Vila Mariana, um dia antes de embarcar para Lima: tudo a ver! Na platéia, junto a mim e à amiga Stella, estavam o Jara Arrais e o Chico Pedro, do Raíces de América e também do Grupo Sendero. Depois, fomos almoçar juntos e tomar unas chelas, como costuma dizer o Chico. Aquele foi um dia muito feliz que guardo com carinho na lembrança.

terça-feira, 27 de abril de 2010

Grupo Sendero se apresenta em Santo André



Para os que moram em Santo André (SP) e arredores, uma ótima dica para esta sexta-feira, dia 30 de abril: o Grupo Sendero, de música latinoamericana, vai se apresentar no Espaço Cultural Bar Perna de Cobra. Esse espaço fica à R. Arthur de Queirós,99, em Casa Branca. Telefone: (11) 4427-4858. A entrada custa 10 reais para homens e 5 reais para mulheres.
O Grupo Sendero apresenta um repertório variado com canções de músicos como Victor Jara (Chile), Violeta Parra (Chile), Silvio Rodriguez (Cuba) e Pablo Milanez (Cuba) e também alguns clássicos da música popular brasileira. Ele conta com alguns integrantes do histórico grupo Raíces de América. Para vocês terem uma idéia do som do Sendero, é só dar uma clicada no vídeo acima.

segunda-feira, 26 de abril de 2010

Minha gata tomou Maracugina

Alguns andaram me perguntando sobre o resultado da Maracugina para a MaluCat. Bom, dei meio comprimido à noite para ela por dois dias e, aparentemente, isso ajudou um pouco a gatinha a miar menos e de maneira mais discreta do que de costume quando está no cio. Para minha surpresa, até que não foi difícil dar o tal comprimido.

Em compensação, ontem fui tentar pegá-la no colo e ganhei de presente dois arranhões doloridos na palma da mão esquerda. Aí quase tiveram que dar Maracugina é para mim...apenas ralhei com a bichinha, mas tive vontade de "chinelá-la" com capricho, confesso.

Acho que vou alugar MaluCat como gato de guarda. Alguém aí se interessa?

domingo, 25 de abril de 2010

Apaixonada por quatis!


Não resisti. Resolvi fazer outro post sobre os quatis, espécie pela qual fui tomada por uma paixão avalassadora e incondicional. Acho que Deus estava inspirado no dia em que criou esse bicho. Deve ter pegado um pouco de "massinha" para brincar e foi esticando, esticando. Desse jogo de estica-estica saiu o focinho do Quati. Aí então Deus, gostando da brincadeira de espichar as coisas, resolveu alongar também a parte de trás daquela "massinha". Dessa travessura, apareceu o rabo do Quati. Feliz com sua criação, resolveu enfeitar o bicho: pegou um pincel e pintou listras no rabinho dele, espalhou macios pelos por seu corpo, mas também longas e afiadas garras para que pudesse se defender. Por conta dessas ferramentas de defesa, não cedi à tentação de botar vários dos quatis no colo, embora parecessem, algumas vezes, dóceis criaturas selvagens...

Aliás, fiquei impressionada com suas garras. De tão longas, certamente os quatis ficariam bem elegantes com um bom esmalte vermelho nelas. Eles têm potencial para serem os animais mais "fashion" das florestas...

sexta-feira, 23 de abril de 2010

Minha gata late e o sono não me larga...

Tá difícil. Queria agora continuar com as narrativas das aventuras da tríplice fronteira mas duas coisas me impedem: um sono danado e a MaluCat no cio, "latindo" freneticamente. O sono me perseguiu o dia inteiro ontem e hoje, não sei se o calor horroroso está me deixando mole ou se algum mosquito estranho me picou. Quanto a gata, resolvi apelar: dei meio comprimido de Maracugina para ela. Vamos ver se funciona...pelo menos até agora não fez efeito...quem tem aí um gato macho para me emprestar?

quinta-feira, 22 de abril de 2010

A Senado Pizzaria existe de verdade!

E por falar no aniversário de Brasília, outro dia Humberto chegou com o panfleto de uma tal Pizzaria Senado. Assim que peguei o papel para ler, pensei que se tratasse de gozação de algum grupo teatral daqui ou coisa parecida. Porém, examinando com mais atenção, para minha surpresa, percebi que a tal pizzaria existe mesmo aqui na Asa Norte!

Achei genial a sacada do nome do estabelecimento. Em breve, quero experimentar as especialidades de lá. Afinal, adoro pizza (as de comer, claro...). Aquelas de outro tipo não faço questão de provar.

quarta-feira, 21 de abril de 2010

A textura da cobra é legal, mas prefiro a dos quatis...

A Su Parente, de Sampa, perguntou se aquela jibóia do post do sábado é geladinha. Que nada...a bichinha não estava nem quente nem fria...aliás, acho que eu e ela estávamos com a mesma temperatura corporal. Até que era confortável sentir sua textura na pele. Mas confesso que prefiro sentir a textura dos encantadores quatis, peludinhos, fofinhos.

Encontramos estes seres com cara de bichinhos do Walt Disney tanto no parque argentino como no parque brasileiro das cataratas do Iguaçu.  Lindos, travessos e irrequietos, ficam todo o tempo à espreita para tentar roubar comida dos turistas. Eu mesma fui vítima de um deles no parque argentino. Ia comer uma tortinha de verduras quando, muito rapidamente, um deles veio correndo, subiu na mesa onde eu estava sem a menor cerimônia e a levou para longe. Tomei um susto, claro, mas me encantei tanto com esses bichos que nem fiquei chateada com o furto de meu lanche. Minutos depois, outra moça é "assaltada": outro quati chega, pega a comida dela e sobe correndo pelo tronco de uma árvore para poder degustá-la sem ser incomodado. A reação é padrão: se perto da lanchonete você começa a escutar gritarias e/ou alvoroço, pode apostar que o ladrão mais simpático que já vi está aprontando das suas.

No parque brasileiro, vimos alguns deles entrando até mesmo dentro de lixeiras para procurar comida. Foi então que descobrimos o porquê de serem tão reforçadas por ali: tem que ser mesmo bem robustas, à prova de quatis...os bichos entram com tal voracidade e truculência dentro das lixeiras que uma do tipo normal não aguentaria seus "atos de vandalismo". O pior é que eles fazem uma sujeira danada: ao chegarmos na área de lanchonetes, estava tudo muito limpo e em ordem. Depois que uma leva de uns dez quatis chegaram no melhor estilo "arrastão", o cenário mudou de figura, parecia que havia passado um furacão por ali: copos de plástico amassados, sacos de batata-frita, restos de saco de hamburguer, entre outros lixos, foram atirados de dentro da lixeira para o chão pelos quatis, em sua busca frenética por restos de comida.

Não adianta nada botarem aqueles avisos de "Não dê comida aos animais" em ambos os parques...eles próprios se encarregam de buscá-la a todo custo...

Fotos: eu mesma.

segunda-feira, 19 de abril de 2010

A Garganta do Diabo vista de diferentes ângulos

É bem difícil selecionar fotos das Cataratas de Iguaçu para postar..cada uma mais linda que a outra mas, por mais belas que sejam, não conseguem ainda retratar o encanto que aquele montão de água trouxe para nós. Pelo menos dá para se ter uma idéia.

Nas aí abaixo, procurei retratar a famosa Garganta do Diabo ou Garganta del Diablo, em diferentes ângulos. Ela é aquela super cachoeira em forma de letra U que está entre o Brasil e a Argentina.


Temos aí duas fotos aéreas da Garganta e duas tiradas pertinho da dita cuja, a partir de uma passarela do parque argentino das Cataratas. As aéreas foram batidas por mim, durante um passeio de helicóptero. Por falar nisso, se eu conseguir subir para o Youtube um vídeo que Humberto fez de nosso sobrevoo, prometo que coloco aqui no blog. A foto na qual eu apareço foi batida por ele e o close da Garganta foi batido por mim. É incrível a força do vapor de água que sobe daquele cantinho... parece que acabei de sair do banho!

sábado, 17 de abril de 2010

Como é a sensação de segurar uma jibóia

Uma das experiências mais marcantes nesta viagem foi a de segurar uma cobra pela primeira vez. Estava com medo, mas Humberto me torrou tanto as paciências para fazer isso que acabei me rendendo: lá fui eu, resignada, posar para fotos e vídeos com uma bela jibóia no pescoço....foi o "cachecol" mais exótico que já usei na vida!

O episódio foi no Parque das Aves de Foz do Iguaçu e fechou com chave de ouro nossa visita a esse lugar tão especial no qual podemos interagir com tucanos e araras e apreciar mais um monte de aves e também alguns répteis e peixes.

Até que a experiência não foi tão ruim assim. Foi engraçado: tive a sensação de estar segurando uma longa bolsa roliça que também passava pelo meu pescoço...A bichinha era simpática, mas uma coisa não deixei de jeito nenhum: que ela cheirasse meu cangote e ficasse me fazendo cócegas com aquela linguazinha...por isso, fiquei segurando firme, talvez mais firme do que devesse, a cobra com a mão esquerda. Diz Humberto que quase assistiu a Boa Constrictor (nome científico da Jibóia) ser liquidada pela "Má Constrictor"...

Crédito da foto: Humberto.

terça-feira, 13 de abril de 2010

Seguimos em Foz do Iguaçu

Nós continuamos aqui em Foz, no Paraná. A preguiça de escrever está grande, mas hoje aproveito meus pés e pernas doloridos de tanto caminhar para dar algum sinal de vida. Por ora, vou causando suspense sobre as histórias que contarei nos próximos dias: meu primeiro encontro com as cataratas, o vôo de helicóptero, o simpático e peludo quati que roubou meu lanche e saiu correndo, o cafezinho proibido que Humberto tomou na usina de Itaipu, a foto que me tiraram segurando uma jibóia, a noite que a gente ia visitar o Paraguai e fomos parar na Argentina...histórias para contar não nos faltam e a viagem ainda nem terminou...

Aguardem!

quarta-feira, 7 de abril de 2010

De novo com o pé na estrada

Hoje vamos botar de novo o pé na estrada. Estou escrevendo de madrugada, já morrendo de sono, e fazendo o check list das últimas coisas a serem enfiadas no mochilão. Parece paradoxal: amo viajar e não gosto de arrumar nem desarrumar bagagem. A vontade que dá é de viajar com a roupa no corpo, no máximo uma mochila pequena e pronto...Quanto a isso, talvez eu destoe de boa parte das mulheres: tenho verdadeira alergia a bagagens gigantescas. Tô fora!!! Para mim, as únicas bagagens que devem ser imensas são a cultural, a vivencial, por aí...

Na medida do possível, vou tentar postar algo por aqui nos próximos dias sobre nossas aventuras na região da tríplice fronteira. Aguardem!

Ah, quase ia me esquecendo: hoje é o dia nacional do jornalista. Parabéns aos coleguinhas!

terça-feira, 6 de abril de 2010

Ricky Martin sai do armário e pelo mundo afora saem muitos suspiros...

Chega a ser engraçado. Milhares de vezes, quando estamos em rodinhas de amigos e alguma moça comenta sobre algum rapaz muito bonito, estando na mídia ou não, invariavelmente escutamos uma vozinha masculina comentando: "Ele é gay!" ou "Ele é boiola!". Pergunto-me porque diabos isso. Será inveja? Despeito? Um fundo de verdade? Intuição masculina? O que vocês acham?

Nas vezes que comentava com Humberto como acho o Ricky Martin bonito, ele sempre emitia uma das frases acima. Quando saiu a notícia na qual Ricky assumiu publicamente sua opção sexual, tive de ouvir um "Eu não falei?"

Só sei de uma coisa: opção sexual é uma coisa. Beleza é outra. Para mim, o cara continua lindo...

Crédito da foto aqui.

segunda-feira, 5 de abril de 2010

Até que enfim comentaram sobre o bacalhau!

Como custou um pouquinho a aparecerem comentários sobre o post da última quinta-feira, cheguei a pensar que ninguém havia entendido a piada do Humberto...ainda bem que Luma e Clara apareceram para me deixarem satisfeita.

Sei lá, a dúvida pintou...o Brasil é tão grande que confesso não saber se o termo "lascado" tem a mesma conotação em todos os estados. Se alguém aí sabe me dizer se há outros sentidos para essa palavra, além do literal e daquele que levou Humberto a fazer o trocadilho, pode se manifestar aí...

quinta-feira, 1 de abril de 2010

Coitado do bacalhau, tá todo lascado!

Ontem, seis e meia da manhã. Como de costume, a gente desperta, aliás, Humberto desperta com o noticiário, porque eu fico ainda um bom tempo naquele estado intermediário entre sono e vigília, sonhando com as manchetes que os apresentadores do Bom Dia DF trazem (ah, isso é assunto para outro post, inclusive). Dali a pouco, passa um comercial de supermercado anunciando ofertas de bacalhau em lascas. Aí Humberto solta a "pérola": "Mozinho, coitado do bacalhau, ele tá todo lascado..."

Soquei minha cabeça no travesseiro algumas vezes e acordei de vez. Quem consegue voltar a dormir depois de uma dessas?!

Crédito da foto aqui.