quinta-feira, 6 de março de 2008

Pela paz entre os latinoamericanos

A foto ao lado foi tirada por Julia Ardón, da Costa Rica, autora do blog "Mi Patria es Ticaragua", que tem o seguinte texto em seu cabeçalho:

Ticaragua*: Una patria grande sin dueños...Ay Ticaragua, Ticaragüita... Costa Nica: la flor más linda de mi querer...a ambos lados del río, un solo pueblo que se da la mano, se ayuda, se nutre mutuamente, ama , crea y comparte con la misma intensidad.

Gostei da foto e pedi autorização à Júlia para postá-la aqui, num reforço a favor de sua campanha contra a xenofobia. Por falar nisso, em minhas "navegadas" pelo You Tube, venho notando a "brigaiada" freqüente entre pessoas de diferentes nacionalidades da América Latina na seção de comentários, quando o vídeo em questão está relacionado a vários países ao mesmo tempo. Que coisa chata! É um tal de peruanos e chilenos brigando pela autoria do pisco, peruanos e bolivianos brigando pela autoria da saya e outros ritmos e danças, bolivianos brigando com chilenos pelo mar perdido há muitos anos atrás, argentinos e brasileiros por causa de futebol e por aí vai... Claro que várias dessas briguinhas clássicas são brincadeiras ou carinhosas provocações. Até aí, tudo bem. Só que dá para perceber, explicitamente, quando o xingatório é para valer e, volta e meia, infelizmente, ando flagrando vários desses caso. Já não basta a complicação entre vários governos desse continente, os povos também resolvem ficar se cutucando?

O pior é que vários comentários no Youtube representam apenas uma leve faceta de um sentimento xenófobo forte que paira por aí, crivado pela maldição dos estereótipos. Se no virtual a briga pode ser bem feia, dá para ter uma idéia do que acontece quando é "ao vivo" ...

Aliás, a foto da Júlia fez-me lembrar de uma música linda do grupo Raíces de América ** chamada "Fruto do Suor", considerada por muitos como o hino dos imigrantes latinoamericanos no Brasil. Quem quiser conhecer a letra e ouvir a música, é só clicar aqui . Que ela seja um sinal da paz possível entre os países deste continente!


* Ticaragua: junção dos nomes Nicarágua e Costa Rica

** Raíces de América: grupo musical fundado em 1980 por brasileiros, chilenos e argentinos, tendo como madrinha a cantora Mercedes Sosa. O grupo continua na estrada até hoje, e com a presença das mesmas nacionalidades.

2 comentários:

Julia Ardón disse...

qué belleza...Silvana...qué maravilla.
No nos perdamos.
Sigamos trabajando juntas.
Qué bonito.
Gracias.

su parente souza disse...

Tem gente totalmente fora de sintonia.
Querendo reviver um passado sem perceber que tudo muda, se recicla, se renova, sofre mutação. Honestamente já fui Leninista, Maoísta, Stalinista, Trotskista, Castrista, Bacunista e mais sei lá quantos ISTAS. Isso reflete até uma evolução e tem muita relação com o passado. Se Gabeira liderou o seqüestro de um Adido Cultural Norte Americano para trocar por mais ou menos 100 presos políticos brasileiros isso teve um objetivo claro e até louvável para aquela época. Felizmente isso já é passado. Tem gente querendo assumir
algo de revolucionário totalmente de forma obsoleta e antiquada. Ando muito aborrecida com isso por trauma. A luta continua e a evolução e busca de novas idéias para solucionar os problemas. Nessa vida tudo é passageiro, menos motorista e cobrador.
Beijos,
Paz e Amor!
Tashi Delek! (Paz para Todos! Tibetano)
Su