sexta-feira, 29 de fevereiro de 2008

Comercial das Casas Pernambucanas: viagem no tempo!

Ando muito nostálgica por estes dias, cheirando a naftalina... Vejam só mais uma antiga pérola da televisão brasileira que achei no You Tube: o comercial das Casas Pernambucanas...aquele da musiquinha que até hoje muita gente cantarola na hora do banho. Esse passava muito nos anos 70, mas desconfio que ele foi produzido ainda na década de 60. Quando criança, assistia esse comercial e achava normal. Hoje, quando o revejo, acho engraçado. O "frio" parece mais o fantasminha Pluft. E me pergunto o porquê de colocarem lareira nesse desenhozinho animado, se a maioria absoluta das residências brasileiras não tem esse recurso nem precisa ter. Mas, críticas e questionamentos à parte, esse comercial é um de meus prediletos!

quinta-feira, 28 de fevereiro de 2008

Gatos na abertura da novela e na máquina de lavar

Achei mais uma pérola no You Tube...a abertura da novela "O Pulo do Gato". Acho que essa era de 1978 ou 1977, algo assim, na época que existia a "novela das 22h". Essa abertura vai em homenagem às minhas gatas que hoje, sei lá porque, resolveram subir em cima da máquina de lavar roupas aberta. Será que elas queriam tomar banho lá dentro? Bem, eu jamais tentaria fazer essa experiência...certamente as gatas sairiam meio tontas e estressadas, mas ilesas e a máquina totalmente arrebentada. Com gato não se brinca!

quarta-feira, 27 de fevereiro de 2008

Conforto em ônibus no DF? Ahahahahahha....


Ana Luíza, minha sobrinha, fará 6 anos no início de março. Desde bebezinha, sempre andou bastante de ônibus. Durante a semana, ela pega o coletivo de manhãzinha com a mãe, em Taguatinga, para a Asa Sul. Depois da escola, Aninha fica na casa de meus pais até o final da tarde, quando minha irmã a pega para voltar a Taguatinga. Pelo horário e pelo trajeto, elas têm de tomar dois ônibus pra chegar em casa.

Outra de minhas irmãs está fazendo uma pesquisa sobre transporte público no DF para um trabalho de faculdade. Entre vários usuários de transporte coletivo, resolveu também entrevistar a Aninha:

- Aninha, o que você acha do conforto dos ônibus em Brasília?
- Conforto? O que é conforto?
- Conforto é quando você se sente bem, confortável, num lugar.
- Conforto nos ônibus? Ahahahahhahahahahhahahaha, essa é boa, ahahahhahaha!

Realmente, para responder àquela pergunta, nada melhor que uma sonora, crítica e irônica gargalhada.


terça-feira, 26 de fevereiro de 2008

Cometi um ato de cleptomania sem querer...



Nesse final de semana, fomos visitar um casal de amigos. Quando saímos da casa deles, já de madrugada, o cansaço me pegou tanto que levei o celular de minha amiga embora, sem saber....
Só fui notar o engano quando cheguei em casa. Como de costume, tirei o meu celular da bolsa e botei na cabeceira da cama. Fui ao banheiro. Na volta, esqueci e tornei a mexer na bolsa para pegar meu celular de novo. Pego o da amiga e coloco na cabeceira da cama. Qual a minha surpresa ao ver dois celulares quase iguais ali !!!!! O arco-íris resolveu visitar meu rosto: fiquei vermelha, roxa, enfim... pensei: Meu Deus, como fui fazer isso?! Só não liguei para ela aquele instante avisando porque já estava muito tarde. Como nossos celulares são praticamente "gêmeos", na hora de sair da casa dela, eu o vi em cima da mesa, ao lado de minha bolsa e pensei que fosse o meu. Guardei-o, então, de imediato.

Depois dessa descobri pra que servem aquelas coisas bonitinhas que muita gente pendura nos celulares: para diferenciá-lo do celular dos outros. É que nem aquela história das fitas, adesivos, etc que a gente coloca nos mochilões ou malas de viagem: são tantas iguais, que precisamos "criar um diferencial" nelas para facilitar sua identificação.

Eu mesma tinha uma miniatura de gato presa em meu aparelho celular antigo, mas eu usava só como enfeitinho mesmo. Não sei onde ela foi parar. Mas vou arrumar novamente uma dessas para colocar no meu aparelho atual. Assim, evito cometer atos cleptomaníacos sem querer.

Foto extraída de www.threemobilephones.uk.com

segunda-feira, 25 de fevereiro de 2008

O japonês de meu celular


Ontem eu soltei mais uma pérola...estava fazendo minha ginástica mental antes de dormir jogando Sudoku no celular quando resolvo comentar com Humberto:

Poxa, esse está terrível...parece que eles vão mandando Sudokus cada vez mais difíceis à medida que a gente vai fazendo outros...

Assim que acabei de falar me dei conta desse "eles" na frase acima. Eles quem, cara-pálida? Parece até que meu celular baixa via Bluetooth joguinhos de um poderoso computador distante, ou coisa parecida. Ou então...quem sabe o japonês do meu antigo celular resolveu imigrar para o novo e me mandar os Sudokus cada vez mais difíceis, pra justificar sua nacionalidade?

Não lembro ao certo como surgiu essa lenda do "japonês que mora no celular da Silvana". Dizem que era um simpático e travesso japa, produto da nanotecnologia, que de vez em quando aprontava coisas estranhas em meu aparelho como, por exemplo, fazer ligações para algumas pessoas à minha revelia. Uma vez, Ana Paula me ligou e perguntou: Sil, você me ligou? Estranhando muito, respondo que não. Aí ela me explica que meu número estava gravado no aparelho dela como se eu tivesse ligado. E eu sequer estava com o celular na mão. Coisas do tal japonês, segundo alguns amigos meus.

Crédito da foto: nment.howstuffworks.com

domingo, 24 de fevereiro de 2008

Siglas de Brasília mudam seu significado

Aqui em Brasília as chuvas estão provocando tantos transtornos que alguns setores devem mudar o significado de suas siglas. Por exemplo, o Setor de Abastecimento e Armazenamento Norte (SAAN) se tornou o Setor de Áreas Abandonadas e Alagadas Norte. O Setor de Rádio e TV (SRTV) mudou para Setor de Raios e Trovões Vibrantes. O Setor de Embaixadas Sul (SES) virou Setor Encharcado Sul. O Setor de Áreas Isoladas Norte (SAIN) virou Setor de Áreas Inundadas Norte.

Aqui em Brasília é tudo muito plano. Imagina se não fosse...com chuva forte, em vários minutos vários viadutos e ruas ficam inundados. Já está na hora de adaptarem os veículos todos para o modo anfíbio.

Créditos: O "Setor de Áreas Abandonadas e Alagadas Norte" foi coisa do Morinishi. O resto eu inventei, em momentos de delírio, tendo como inspiração a criação inicial dele.

sexta-feira, 22 de fevereiro de 2008

Música anos 80: Beat Acelerado, com Metrô

Já no clima de final de semana, lá vai o clipe de uma de minhas bandas brasileiras preferidas dos anos 80: a Metrô. A música "Beat Acelerado" tocava exaustivamente nas rádios, além de outras deles. Era a época em que eu realmente gostava das mais tocadas. Hoje em dia, deixa pra lá...ainda bem que existe a internet. Assim a gente pode descobrir músicos novos e bons que não conseguem espaço nas grandes rádios e pode resgatar o trabalho dos antigos.

quinta-feira, 21 de fevereiro de 2008

Radialista transmite eclipse ao vivo

Ontem teve eclipse lunar. Mas não consegui ver quase nada olhando para cima: apenas gotas caindo do céu. E muitas!
Essa história de eclipse me faz lembrar de um episódio muito peculiar de anos atrás, na época que trabalhava na Rádio Nacional. Um dos locutores que fazia um programa vespertino resolveu transmitir a evolução do eclipse aos ouvintes (!!!). Sim, é verdade. Ele combinou com o pessoal da técnica e foi para a frente do prédio da emissora com seu microfone para ir descrevendo o fato, animadamente. Lembro-me que várias outras pessoas ficaram por ali também, com o cuidado de colocar chapas na frente dos olhos para acompanhar o espetáculo ao vivo. Além dos transeuntes, também vários colegas jornalistas, radialistas e técnicos. Para entremear as "narrações eclipsianas", ele entrevistava alguns especialistas, não lembro quem eram. Talvez astrônomos, pesquisadores e similares. Até que a experiência deu certo. Só faltou mesmo aparecer alguém vendendo pipoca, churrasquinho e picolé na frente da Rádio.

Foto: www.yahoo.com.br

quarta-feira, 20 de fevereiro de 2008

O que tem a ver Simon Bolivar com Simone de Beauvoir?

Outro dia, assistimos ao filme Paris, Je T'Aime, de 2006, uma coletânea de 21 curtas, de diretores de diferentes nacionalidades, entre eles os brasileiros Walter Salles e Daniela Thomas, mostrando Paris sob diversas facetas. Gostei, apesar de não ter entendido alguns dos curtas (isso é normal). Na verdade, um dos motivos de eu gostar tanto de curtas é que eles terminam logo. São raros os filmes que não me deixam cochilando no sofá.
Mas o que mais me chamou a atenção em Paris, Je T'Aime foi a frase da protagonista do último curta, que estava passeando pelo Cemitério Père-Lachaise:

Vi a sepultura de Jean Paul Sartre e Simon Bolivar. No meu guia dizia que eram dois escritores franceses famosos, que se amavam muito, e por isso foram enterrados juntos.

Fiquei de cara. Achei que tinha escutado errado, mas Humberto escutou o mesmo. Voltamos o DVD. Era isso mesmo...a moça colocou o Simon Bolivar no lugar da Simone de Beauvoir , meu Deus! Primeiro, achamos que havia sido erro da tradução em espanhol. Porém, depois verifiquei que no original em francês está exatamente assim. O problema era da personagem mesmo...


O site do filme é www.parisjetaime-lefilm.com e segue abaixo um trailer:

terça-feira, 19 de fevereiro de 2008

Como vestir uma calça-envelope sem se meter em encrencas?

Não sei ainda como responder à pergunta acima. Ano passado, comprei uma calça-envelope em Sampa, naquela simpática feirinha dominical em frente ao Parque Trianon. Como eram bonitas e fresquinhas, não resisti e escolhi uma para mim, prestando bastante atenção às orientações da vendedora para vesti-la. A calça tem quatro amarras, mas nenhum zíper ou botão. Há uma estratégia especial de fazê-la ficar no corpo sem cair. Voltando a Brasília, tentei reproduzir o jeito certo de amarrá-la. Não consegui lembrar de jeito nenhum. A tal calça-envelope passou a ficar esquecida, num canto do armário, como um enigma indissolùvel. Porém outro dia, organizando meu guarda-roupa, eu a reencontrei e resolvi novamente experimentá-la (ou pelo menos tentar). Depois de quatro tentativas, consegui descobrir o jeito certo. De tanto jogar Sudoku, acho que meu raciocínio está ficando melhor...
Só preciso agora perder um pouco de barriga e descobrir uma maneira de amarrar e desamarrar aquela calça bem rapidinho, prevendo as centenas de vezes as quais preciso ir ao banheiro num único dia.

Viva o zíper! Viva o botão! Viva o elástico!

segunda-feira, 18 de fevereiro de 2008

Minha primeira guacamole deu certo!


Pessoal, fiquei feliz da vida! Finalmente lembrei-me de fazer minha primeira guacamole. Modèstia às favas, ficou òtimo, igualzinha à do Restaurante Chilli Pepper! A receita eu peguei do site Cybercook . Sò não coloquei cebolinha verde e coentro, mesmo assim ficou muito bom. Vou ver se acho boas receitas de tacos tambèm para socializar aqui no blog.

- 1 unidade(s) de abacate
- 2 dente(s) de alho amassado(s)
- 2 unidade(s) de tomate picado(s), sem pele(s), sem sementes
- 1/2 unidade(s) de cebola picado(s)
- quanto baste de coentro picado(s)
- quanto baste de cebolinha verde picada(s)
- quanto baste de pimenta malagueta
- 4 colher(es) (sopa) de suco de limão
- quanto baste de sal

Amasse o abacate, misture os demais ingredientes. Sirva com salgadinhos de pacote ou torradinhas.

quinta-feira, 14 de fevereiro de 2008

Uma alpaca tomando Inka Cola na garrafa

Vejam que bonitinho a alpaca tomando Inka Cola pelas mãos de uma turista, no Peru. Pelo jeito, viciaram o bicho nesse refrigerante...acabou o conteúdo da garrafa e ela ainda queria mais...

quarta-feira, 13 de fevereiro de 2008

Celular quase se afoga no suco de laranja


Jamais deixem seus celulares no alto de um porta-guardanapos. As consequências podem ser desastrosas...
Ontem fomos almoçar numa lanchonete lá no Sudoeste. De repente: "Ploc! Bluburp!Merda!" O celular, sabe-se lá como, escorregou do porta-guardanapos para dentro do copo de suco de laranja do Humberto, causando as duas onomatopéias citadas anteriormente e a palavra-interjeição de desgosto (as duas primeiras protagonizadas pelo próprio celular dentro do copo de suco e a terceira por ele). Aparelho novinho, que uma amiga me presenteou na semana passada.
Humberto ficou com tanto peso na consciência que passou a tarde quase toda limpando cuidadosamente as peças do aparelho. Enfim, à noite, felizmente, o celular já estava ressuscitado, depois de passar por uma prova de fogo. Melhor dizendo, uma prova de água...
Agora quero estar mais prevenida. Acho que vou arrumar uma capa flexível de PVC como essa da foto para proteger melhor meu celular...ou então...alguém aí sabe se já vendem mini-escafandros para esses aparelhos?

Foto extraída de geobusca.blog.br/?tag=/capa

segunda-feira, 11 de fevereiro de 2008

A parada de ônibus não resiste ao fogo, mas as abelhas sim

Bem diz o velho ditado: "De boas intenções o inferno está cheio". Este final de semana, alguém resolveu dar fim numa casa de abelhas instalada há muito tempo no teto de uma parada de ônibus no Setor Gráfico. Um discípulo de Nero ateou fogo na colméia mas, em vez de resolver o problema, causou outro: destruiu a parada todinha. O fogo se alastrou inesperadamente.
Na reportagem do DFTV, da TV Globo, alguém disse que, certa vez, os bombeiros já estiveram lá para jogar um produto e tentar matar as abelhas. Porém, tempos depois, as ditas cujas retornaram ao local, nada adiantou. A quem poderíamos recorrer então num caso desses, sem causar transtornos à população? À Fundação zoobotânica? Aos biólogos da UnB?
Fiquei com pena de uma senhora que costumava se abrigar lá para vender cafezinho todas as manhãs e também das pessoas que precisam desse abrigo do sol e da chuva para pegar ônibus. Mas confesso que ri muito com a providência desastrosa. Mesmo com a parada toda queimada, a colméia ainda resistiu.

sexta-feira, 8 de fevereiro de 2008

Pegando barco de Minas a Brasília

Pessoal, acho que domingo estamos de volta a Brasília. Aqui está chovendo tanto, mas tanto, que às vezes penso em comprar um bote inflável para botar o carro nele e voltar pra casa de uma maneira mais prática...ai, o tempo aqui no cibercafé sem café está se esgotando...fui!!!!

domingo, 3 de fevereiro de 2008

Vamos viajar...o blog entrará uns dias de folga


Pessoal,vamos viajar. Por isso, o blog deve retornar à ativa no próximo dia 10 ou 11. Se esbarrarmos com algum cybercafé pela frente, talvez eu até poste algo, vamos ver.
Enquanto o blog tira férias, sugiro que aproveitem para ler os posts que ainda não leram, deixar comentários, enviar sugestões de assuntos a serem abordados aqui.Por falar nisso, outro dia alguém me perguntou se eu leio comentários recentes sobre posts de muito tempo atrás. Eu leio sim, não se preocupem, pois estes chegam direto ao meu email, sem eu sequer precisar acessar o Esquina da Sil para lê-los.
Para quem gosta de pular carnaval, boa "pulação"! Para quem, como nós, apenas curte o feriado, bom descanso! Além disso, como boa filha de chinês (é...meu pai já é bem mestiçado, mas nasceu na China, enfim...) desejo também um FELIZ ANO NOVO CHINÊS para todos no próximo dia 7!!!

Crédito da ilustração: www.revistamacau.com/rm.asp?id=002151

sábado, 2 de fevereiro de 2008

Revivendo o passado com aberturas de novelas

"Interneteando" hoje pelo Youtube, encontrei essa pérola da década de 70: a abertura da novela "Estúpido Cupido", da TV Globo.O pior é que eu era pequenininha, mas lembro da dita cuja. Gosto de rever aberturas de antigas novelas e curtir sua estética. A de "Estúpido Cupido" me faz lembrar aquelas revistinhas que a gente comprava na banca de jornal para recortar as bonequinhas e suas roupas e depois colocá-las em pé com o auxílio de um suporte de papelão. Vejam só: