sábado, 19 de maio de 2012

Provando a magia do chocolate salgado

Enquanto participava das oficinas gastronômicas, além de prestar atenção nas receitas, pensava na magia de cozinhar. Na magia de misturar ingredientes, tanto os que a gente usa normalmente no cotidiano, como aqueles surpreendentes como foi no caso da receita do Mole Poblano de Guajalote, no qual usamos chocolate amargo, tomate, sal, açúcar, alho, cebola, uvas passas, canela, entre outros.

O chocolate sempre aparecia, em meu imaginário, como algo doce. Aí um belo dia, tenho um episódio de "dissonância cognitiva" num primeiro momento mas, em seguida, o olfato começa a se enamorar do novo que vai surgindo pouco a pouco, a partir da bela mescla que começa a se formar na panela...Depois, o olhar já abraça carinhosamente a surpresa que está ali no prato, me chamando...a saliva extra que surge na boca parece preparar o corpo e o espírito para a nova e inesquecível experiência. A mão, ansiosa, pega o garfo e leva um pouquinho da iguaria para a boca: a festa se estabelece! Tenho a impressão que novas pontes interiores se estabelecem, a partir do momento que meus sentidos descobrem que, afinal, o chocolate não precisa ser obrigatoriamente doce para ser bom!

* Nas fotos acima: eu e o chef de cozinha peruano David Lechtig, nas oficinas gastronômicas Brasil Sabor, no Terraço Shopping. Depois, Davi em ação, fazendo o Mole Poblano de Guajalote.


Um comentário:

Clara Alvarenga disse...

Chocolate salgado??? Não creio! rsrs

Sempre dizia que não gostava de cozinhar. Mas ultimamente estou achando até legal misturar ingredientes e fazer uma comida gostosa... (ou tentar fazer uihaaiua)

Beijosss