domingo, 8 de julho de 2012

Uso 6 frigideiras em casa!

Ontem fomos ao chá de panela/bar da Patrícia e do Felipe. Demos de presente a eles um par de frigideiras, uma pequena e outra maiorzinha. Ela, feliz da vida, depois comentou comigo que não havia ganhado ainda uma frigideira. Disse a Pat que, mesmo se vier a ganhar ítens extras desse produto, seria uma boa coisa e lhe contei brevemente minha história da "coleção de frigideiras".

Achei engraçado: somente ontem, quando saímos para comprar o presente, é que tive a idéia de contar quantas frigideiras uso aqui em casa. Para minha surpresa, contei seis!!! E olha que uma das coisas mais raras aqui é comermos frituras...Explicarei, de maneira didática, as funções de cada uma delas:

1. Uso uma frigideira para fazer crepes. Na verdade, muitos a chamam de "crepeira". Bem rasinha e de tamanho pequeno.

2. Tenho uma outra que uso para fazer omeletes, grande.

3. Tenho outra com formato meio quadrado que uso para grelhar carnes de vez em quando. Atualmente tenho tendências vegetarianas, mas faço umas carnes de vez em quando e adoro ver aqueles "sinaizinhos" da frigideira-grelha no filé de frango...

4. Uso uma frigideira Wok para comidas chinesas ou similares, cujo movimento do "saltear" impede o uso de frigideiras comuns. Ela tem o formato meio "abaulado". É parente próxima da panela Wok.

5. Tenho uma frigideira que apareceu numa situação meio de "brinde" ao comprar outro produto, não lembro direito como foi o episódio...ela é bem parecida com a segunda que enumerei aí, mas de qualidade bem inferior. Essa eu uso para queimar canela em pó. Para que isso? Para ajudar a tirar o cheiro, na cozinha (pra falar a verdade, no apartamento todo) de algumas comidas que teimam em marcar sua presença olfativa por dias, como é o caso do frango grelhado.

6. Enfim, tenho outra, grande, de vidro, que, junto com a segunda aqui da lista, foram presentes de casamento. Essa uso geralmente para preparar Shitake ou fazer farofa, mas depois da chegada da frigideira-caçula (a Wok), passei a missão do Shitake para ela por conta de seu formato ser mais apropriado para a maneira como preparo a iguaria. Essa de vidro está perto de se aposentar, mas de vez em quando ela ainda vai dar suas passeadas no fogão...

E por aí vai...se ouso fazer uma receita nova que necessite frigideira, vejo em qual delas a dita cuja melhor se encaixa e mando ver. Será que um dia terei tantas frigideiras como na foto acima?

A foto acima é do blog "Se essa Lua fosse minha".



4 comentários:

Rosana O. disse...

Quando li o título do seu post, comecei a rir... Deposi fui contar as minhas frigideiras... Tenho 8! Tenho uma bem grande, dá para fazer pizza grande!

Silvana Isabel disse...

UAU, Rosana!!! 8...fiquei curiosa com essa tua frigideira que dá pra fazer pizza gigante...você usa todas elas? Beijão!

Silvana Fabbri disse...

Sil, uma das minhas maiores paixões (eu sou apaixonada por muitas coisitas...) são panelas ... eu adoro, isso não quer dizer que sou uma gourmet ... mas eu adoro, só não tenho mais por falta de espaço, mas vendo essa foto ai ... ai ai ai, me toca encher a parece de preguinhos, eu adoreiiiiiiii

Rosana O. disse...

Sil, quase todas, uso bastante uma de tampa,a de fazer panqueca e uma que chamo de serviços gerais rsrsrs.
A grandona foi um achado lá no Carrefour. Atualmente uso bem pouco..
bjos!