terça-feira, 19 de junho de 2012

Comidas típicas e comidas típicas


Um dia estava tentando explicar a um dos primos peruanos como eram as festas juninas no Brasil. Disse que eram festas muito animadas, com danças e comidas típicas, etc. Quando falei em "comidas típicas", ele perguntou: "arroz y frijoles?"  *.

Morri de rir e aí me dei conta do pequeno "desencontro semântico"...Há comidas típicas e comidas típicas. Algum chato de plantão aí poderia dizer: "Tá, mas o ´Baião de Dois`é um prato típico feito com feijão e arroz". Ok, mas o "arroz y frijoles" ao qual meu primo se referiu é aquele comum mesmo, o feijão junto do arroz no mesmo prato, mas separado (ó paradoxo culinário, pois...).

Por falar em feijão com arroz, há um prato peruano com o peculiar nome de Tacu-tacu, que mistura esses dois componentes tão conhecidos da culinária brasileira. Eu diria que é o primo peruano do "Baião de Dois".

PS: Faço questão de frisar que o acento do vocábulo Tacu-tacu é no Ta, tá. Um dia, acidentalmente, fui explicar para a amiga Geni como era essa comida e errei na acentuação. Resultado: infindáveis minutos de gargalhadas coletivas. Meses depois, ela visitou o Peru pela primeira vez. Quando abriu o cardápio em um restaurante lá em Lima, viu o afamado Tacu-tacu na lista dos pratos disponíveis e começou a rir sem parar se lembrando de mim...

*Arroz e feijão

Nenhum comentário: