quinta-feira, 18 de fevereiro de 2010

Por favor, ensinem a "Educação Espacial" nas escolas urgente!

Se tem uma coisa que me incomoda quando estou andando pelos espaços urbanos por aí é gente que se acha dona da rua. Dá vontade às vezes de chegar e avisar: "Hellooooo, você não está em sua casa, com licença? Já ouviu falar de espaço privado e espaço público, por um acaso?"

Por exemplo: fico danada quando a calçada é estreita e aquele montinho de gente conhecida andando junto costuma literalmente fechá-la para os demais transeuntes. E o pior: geralmente esse povo costuma andar como tartaruga com sono...é de matar!

E aquele grupo de mocinhas que sai junto para ir almoçar, todas de salto alto, fechando o corredor da repartição ou do shopping? O pior é que a maioria delas não sabe andar depressa com aquele tipo de sapato, então esquece...

E nos ônibus? Aquele pessoal que fica grudado na porta de saída mesmo se não vai descer logo e mesmo se o veículo não estiver lotado? Confesso que meu lado diabinho já teve vontade de chutar a canela de vários desses indivíduos...

Aqui em Brasília temos os "Transportes de Vizinhança", também conhecidos por "Zebrinhas". São microonibus que tem apenas uma porta e, além dela, uma roleta bem perto do motorista. Quantas vezes a gente vê pessoas que parecem estar num ônibus só para elas e ficam na roleta plantadas, esquecendo que por ela passam tanto os que vão subir como vão descer?

E por aí vai...

Minha sugestão aos diretores das escolas: vocês poderiam implementar algum espaço, algum momento, nem precisa ser uma disciplina curricular, no qual os professores pudessem ter a chance de ensinar "Educação Espacial" aos alunos.  Ou seja: a arte de praticar o "Semancol" e ter a noção que há diferença entre espaço público e privado.

4 comentários:

Daniel Savio disse...

Infelizmente, a parte da educação deveria ser dada em casa (e quais pais atualmente ensinam isto?)...

Fique com Deus, menina Silvana.
Um abraço.

Lilian R. Paccagnella disse...

eu chamo isso de GENTE QUE VIVE SÓ EM FUNÇÃO DE SI MESMA.
1- O CARA QUE DIRIGE PENSANDO QUE A RUA É DELE:o viado anda no meio da rua em marcha lenta, e em casa valeta praticamente atravessa o carro na rua.
2-A PESSOA QUE DEIXA O CARRINHO DE ATRAVESSADO NO SUPERMERCADO ENQUANMTO VAI PEGAR OUTRA COISA EM OUTRA GONDOLA: deve ser irmã da vaca que bate com o carrinho no teu calcanhar.
3-OS LERDOS QUE ATRAVANCAM A CLÇADA, A ESCADA A ENTRADA DO ELEVADOR...acham que ninguem tem pressa, proque ele snão tem nada o que fazer.
sil, vc é pedagoga, sabe que a função do professor não é dar boas maneiras, é ensinar o conteudo.
educação se dá em casa e concordo com seu amigo daniel savio .
a solução? só internando as crianças em escolas de periodo integral, tipo internato ( !!!!) em que aprendam a comer de tudo, a ter educação, alguma arte, uma atividade fisica, linguas, etiquetas e boas maneiras...
a vida anda apressada sil.
lembra da musica do kid abelha?
eu tenho pressa e tanta coisa me interessa, mas nada tanto assim....
então: nada os interessa tanto a ponto de se importar...
I DON'T CARE parece ser o lema
tambem sou uma emputecida com a falta de educação que vejo por aí.
como se não bastasse a falta de gentileza, de polides nas relações, tambem tem o povo que invade nosso espaço.
vamos afzer um selo pra eles?
hj o s blogs estão fora do ar...coisas de wordpress.bjs
lilly

Cris ॐ disse...

Nossa Sil... Essa do ônibus me mata! Um dia tinha um "poste" parado em pé na saída da zebrinha e achei que ela iria descer na próxima parada (tb desceria). Fiquei atrás dela e adivinha? O ônibus passou direto! ¬¬
Não dá!

bjooo

Silvana Fabbri disse...

Sil queridona, estou adorando suas visitinhas lá no meu mundinho abóbora, adoro.
O Wisky realmente é muito gostoso de se pegar no colo ... maciooooooo!!!!
Que bom que você tb ama gatos, adoro pessoas que amam gatos!!!
Gosto muito dos seus posts, tb concordo, aqui na minha cidade as pessoas têm mania de chumbar os vasos na calçada ... nós é que temos que desviar para poder transitar .... pode ????

Beijos mil
meumundocordeabobora.blogspot.com