quarta-feira, 10 de dezembro de 2008

Para que uma abelha voa em torno da luz?


Volta e meia aparece uma abelha em nosso novo quarto, além de mosquitos e outros pequenos seres alados. Outro dia, reparamos que o primeiro ser citado na frase anterior ficava voejando insistentemente em torno da luz do teto. Humberto falou, em tom queixoso:

Puxa, mas as abelhas não ficam em torno do açúcar, do mel e de coisas parecidas? Para que ela está voando em torno de uma luz????!!!

Toda noite é a mesma coisa. Se alguém aí souber a resposta, favor nos avisar. Mas não vale dizer: apaguem a luz! Pois mesmo de luz apagada ela já ficou promovendo vôos rasantes em cima de nós...

Crédito da foto: http://www.desenvelhecimento.com.br/port/index.php?secao=3&tema=0

6 comentários:

*Ju* disse...

As abelhas se orientam pela luz. Assim como formigas de asas, pernilongos e simpatizantes.

jica disse...

Voejando ?
Uau ! que lindo !
jica

*Ju* disse...

As abelhas voam ao redor da luz porque são deveras abelhudas.

Viviane disse...

Tem sorte que é de vez em quando, e uma abelha. Aqui em casa aparecem diariamente muitas, provavelmente existe alguma colméia nas árvores do vizinho. É muito desagradável e se alguém conseguisse me ajudar agradeceria muito.

Thayse Valéria disse...

Cá estava eu pesquisando também porque as abelhas voam em volta da luz, no meu apartamento aparecem várias já tarde da noite. Mas ainda não descobri exatamente o motivo, porém percebi que elas chagam em bando e que depois de alguns minutos elas ficam quietas...

Anônimo disse...

Olha só o que encontrei nesse site: http://www.tecmundo.com.br/ciencia/17269-mosca-transforma-abelhas-em-zumbis.htm

Uma mosca transforma a abelha em zumbi haha

"A espécie em questão é a Apocephalus borealis. Ao agir, ela pousa nas costas de uma abelha, deposita seus ovos e assume o controle do inseto. Em seguida, afasta a abelha da colmeia e faz com que ela tenha outro comportamento, como o de ficar voando em torno de luzes."