domingo, 21 de fevereiro de 2010

O que fazer para emagrecer

Em resposta ao meu post de ontem, a Lilly comentou que fazer faxina não emagrece. Bom, na verdade depende de vários fatores conjugados e também do metabolismo de cada um. Pelo que observei no meu dia a dia, a tal da faxina para mim ajuda, mas aliada a uma série de outros cuidados.

Uns dois ou três anos atrás cheguei a pesar 84,5 kg no final do ano, para meus 1,79 de altura. Fui olhar umas fotos nas quais eu aparecia e não gostei delas. Pensei: vou tomar algumas providências urgente! Olha, não sou nutricionista, mas algumas coisas que deram certo para eu "desinchar" foram as seguintes:

- Passei a tentar comer algo de três em três horas (uma frutinha, iogurte, barra de cereal, chocolate, enfim, vou variando...) e não mais apenas "almoço" e "janta".
- Geralmente, nas refeições principais, não junto muitos tipos de carboidratos no mesmo prato (por exemplo: raramente como, numa mesma refeição, arroz e macarrão) e procuro dosar os tipos de alimentos, na medida do possível, também de cores diferentes.
- Raramente como frituras.
- Como pouco doce.
- Sempre que possível, como cereais integrais.
- Faço caminhadas.
- Faço minha própria faxina (essa todo mundo já sabe...).
- Consumo alguma pimenta em minhas refeições (a do Reino não vale, tem que ser pimenta de verdade)
- Tomo muitaaaaa água.

Basicamente foi isso e é o que continuo fazendo para me manter com um peso razoável. Na verdade, nada demais, são dicas que, se as pessoas procurarem pela internet afora vão achá-las fácil em milhares de sites e também em reportagens de revistas, jornais e TV. Hoje costumo pesar em torno dos 80 kg e já gosto de me ver nas fotos de novo. Mas sei lá, como cada organismo tem um metabolismo diferente, o que pode funcionar para um pode não funcionar para o outro. Acho que quem está em situação muito crítica deve mesmo procurar um nutricionista e, dependendo da situação, também um médico, mas ciente desde já que ninguém emagrece sem uma alimentação equilibrada e sem algum exercício físico.

Claro que ninguém é de ferro. De vez em quando, eu me delicio com um pacote de Baconzitos ou alguma outra coisinha fora do meu padrão. Mas sabe que aí a besteira que eu como fica ainda mais gostosa?

5 comentários:

Daniel Savio disse...

Mas menina, mesmo não sendo nutricionista, você está no caminho certo, deve ser comer mais vezes po dia e em menos quantidade, principalmente diminuir doces e massas...

Fique com Deus, menina Sil.
Um abraço.

Silvana Fabbri disse...

Sil .... tudo isso eu já faço faz tempo ... mas como deixo de gostar na minha cervejinha ?? kkkkkkk
Beijokas
meumundocordeabobora.blogspot.com

lilly disse...

olha, a vida é curta...
vamos comer direitinho e de vez em qdo meter o pé na jaca, com direito a baconzito e jelly beans!!!!!
bjs
lilian

Anônimo disse...

Ah, eu tb sigo essa parte de comer a intervalos máximos 3 em 3 hrs, e tenho procurado comer mais verduras nas refeições do dia a dia e mais frutas, aí necessariamente vou comer menos carboidratos já q o espaço no estômago é finito. Tb bebo bastante água. Mas não tenho a menor disposição de comer pouco doce, pouca massa, ou pior: comer pouco. Estou procurando hábitos q eu possa manter a vida tda numa boa. Tenho feito academia 3 x na semana, acho melhor q fechar a boca, até acrescento + coisas saudáveis, mas não abro mão dos meu sagrados docinhos, massas, pizzas, feijoada, picanha, etc...

Anônimo disse...

O comentário acima é meu, é q eu não acertei pôr o nome.


Sandra