quinta-feira, 3 de março de 2011

Obrigada, meu Deus, por ter inventado o shitake!

Ontem, modéstia à parte, fiz um shitake tão gostoso que não cabia em mim de contentamento. Resolvi compartilhar essa emoção no Facebook, postando a frase acima. E não é que surgiram alguns comentários sobre? Neles, descobri um monte de gente que, assim como eu, é mega-fã desse cogumelo oriental de alto valor nutritivo que pode funcionar como substituto para a carne. Pena que muitas vezes ele é meio caro. Por falar nisso, quem souber de algum lugar em Brasília que o venda mais barato, favor me avisar.

Conforme prometi no Facebook, aqui vai a receita de como preparo meu shitake. É fácil. Pego um pouco do cogumelo seco e hidrato em água morna. Deixo alguns minutos num recipiente. Quantos? Não tenho idéia. Sou muito de olhar o shitake e provar um pedacinho para ver se a textura já está legal. Depois, escorro a água (ela fica levemente escura) e aproveito para fazer um arroz, pois essa água tem muitas vitaminas, não a jogo fora nunca. Espalho molho shoyu (molho de soja) nos shitakes hidratados e um pouco de ají criollo (é um tipo de pimenta peruana), dou uma mexida para eles ficarem temperados por igual. Depois, derreto um pouco de margarina (um pouco, hein) numa frigideira, coloco os shitakes e vou mexendo de vez em quando. Eles ficam prontos rápido. Como saber se estão "no ponto"? Cato um e experimento. Simples assim.

Usei o ají criollo pra dar um toque especial, mas acho que o shitake também fica bom só com o molho shoyu e a margarina. Não coloco sal porque o shoyu já é bem salgado por natureza. Pra vocês que são também fãs do shitake, como vocês o preparam?

Um comentário:

Aline Mariano disse...

Hummm.... Deu vontade de fazer. onde acho a tal pimenta peruana? Ela deve ser o toque Sil especial.

Beijos
Aline
www.alineemtramas.blogspot.com