segunda-feira, 5 de maio de 2008

Lá, Como Cá - ou "Allá, Como Acá" (1)

Como primeiro caso, vamos tomar nosso grave problema com mortes no trânsito: precisamos, claro, melhorar nossa malha viária, nossa sinalização, e principalmente nossos motoristas (todos nós, não só "os outros" motoristas). Nos feriados prolongados, como o do Dia do Trabalho, essa violência se faz notar mais, mas vejam só que interessante:

  • Na Espanha, um país do tamanho de Minas Gerais, houve, até à meia-noite de Domingo, dia 04 de maio, um total de 39 mortes nas estradas (link), sendo que ano passado chegaram a 42!

  • Em Minas, nosso estado com a maior malha viária e com as piores estatísticas de acidentes de trânsito, foram registradas 27 mortes neste feriadão... (link)




Percebam ainda o tom dado em cada uma das matérias. A espanhola informa, a brasileira deprime, buscando os piores números e adjetivos possíveis!

Agora, analisando friamente, será que nosso cenário é realmente o pior dos piores?! Respondendo logicamente: não!

E eles tem veículos melhores, rodovias (muuuito) melhores, um povo com um nível melhor de escolaridade... Quais serão então as possíveis outras causas de tantas morte? Onde nós, e eles, estamos errando?

Como fica patente nesta comparação, não é nosso terceiro-mundismo o único nem o principal responsável por nossa tragédia, como gostam de apregoar os simplistas urubulinos da mídia. Seria preciso analisar mais, pesquisar mais, pensar mais sobre isso, só que aí ficaria muito chato prá eles! Não têm tempo (ou seria capacidade?!) para tanto...

Crédito da foto: montagem feita por mim com imagens de uma estrada brasileira e outra espanhola, sobrepostas às respectivas bandeiras

Um comentário:

Ana Paula Pietroluongo - CRP 01/10839 disse...

Sil,
Adorei a série Lá como cá!!!
Lendo estas informações me deu a clara e forte sensação que ainda estamos presos em um ideal infantil e primitivo de que a solução para os nossos problemas está em se tornar um país de primeiro mundo (sobre os moldes capitalistas). Isso me lembra um pouco Freud...em um de seus textos, aonde ele conta das diversas escolhas objetais que nós, seres humanos, podemos fazer... dentre as várias escolhas, está a narcísica, que seria definida como a busca do seu próprio ideal em om outro objeto.
Acho que nós, enquanto nação, estamos fazendo esta escolha em muitos momentos, o que nos faz ser extremamente dependentes de um modelo que está longe de ser ideal e que pode nem fazer sentido para nós!!!
Pensei tbm naquilo que ja conversamos uma vez... no tanto que confundimos um ideal econômico com um ideal humanitário... o capitalismo pode estar presente na economia, mas longe de crermos que o fato de determinado país ter sucessos econômicos, ele tbm terá sucesso nas relações humanas. Sinto que nos falta, enquanto seres humanos, aí independente de culturas, linguas, enfim...um pouco mais de humanidade!!! contraditorio isso né???
Acho que nós temos nos afastado deste sentimento...de nos sentirmos humanos...independente da diversidade...somos todos humanos...e temos as mesmas questões originais...
O que nos torna diferentes é exatamente aquilo que nos torna iguais!!!
Escrevi demais... hehehehehe