sexta-feira, 30 de maio de 2008

Voltando ao Blog...depois de quase um mês de aventuras!

Esta semana voltei ao Brasil com o mochilão vivencial e espiritual cheio de coisas pra contar. Ainda estou me readaptando ao cotidiano normal, ou mais ou menos normal...ainda há coisas minhas que não lembro onde estão, ainda há alguns compromissos meus que não lembro direito os horários, ainda não consegui botar o apartamento em ordem e ainda sonho à noite que estou no Peru. Estou na fase dos "ainda". Porém, pouco a pouco vou "mudando de canal".
Minha vontade era que todos os amigos e familiares brasileiros estivessem comigo na viagem para vivenciarem as mesmas experiências que eu. Como isso não é possível, procurarei compartilhar com todo mundo aqui alguns fatos e percepções.
Pra início de conversa, escreverei rapidamente sobre um sentimento que ficou ainda mais forte em mim, depois de estar com primos e tios peruanos e de participar de um evento no Panamá onde revi alguns amigos e fiz novos, de várias nacionalidades. A língua, os costumes, a cultura, podem ser diferentes, mas é justamente nessa riqueza da diversidade que a gente pode ter a possibilidade de aprender muito e se sentir ainda mais humano. Penso como as rivalidades históricas, os preconceitos e as implicâncias podem se tornar tão pequeninos diante da beleza e riqueza da diversidade. Recordo com carinho como, num dos jantares do Encontro da Rede Latinoamericana e Caribenha de Jovens Comunicadores no Panamá, numa mesa com gente de vários países, a gente comentava sobre as diferentes palavras usadas em cada país para "feijão": frijoles, fríjoles, poroto, feijão...sobre as usadas para "caneta": pluma, lapicero, esfero, bolígrafo, caneta...e assim por diante. Como é gostoso aprender na diversidade! Acredito que uma das bases para a tão falada e abstrata PAZ está justamente aí...

Foto: Colegas de Costa Rica, Equador e eu. Quem bateu a foto, infelizmente, não me lembro...

7 comentários:

Rose de Sampa disse...

E quem foi que disse que a gente(amigos, parentes, gatas e tudo mais)não estava lá com você?!

Essas conversas em mesas de grupos de vários países são realmente animadas! E o assunto é esse mesmo, o idioma: elemento de identidade fundamental de cada um!

Anônimo disse...

benvinda ao ninho
besito !
jica

Unknown disse...

Aprender com a adversidade é sempre bom.... E é um dos lados positivos da minha profissão.....
O q gera o respeito, q consequentemente, leva à paz....

Ana Paula Pietroluongo - CRP 01/10839 disse...

Welcome to your brazilian family!!
Beijos sil!

Elsa Rojas Rodríguez disse...

Por suerte el portugués no es tan difícil de entender, al menos cuando se de que estás hablando, ja ja. Que bueno fue conocerte, espero en Dios nos veamos en Portoalegre.

Elsa Rojas Rodríguez disse...

Por suerte el portugués no es tan difícil de entender, al menos cuando se de que estás hablando, ja ja. Que bueno fue conocerte, espero en Dios nos veamos en Portoalegre.

Elsa Rojas Rodríguez disse...

Por suerte el portugués no es tan difícil de entender, al menos cuando se de que estás hablando, ja ja. Que bueno fue conocerte, espero en Dios nos veamos en Portoalegre.