quarta-feira, 10 de dezembro de 2008

Para que uma abelha voa em torno da luz?


Volta e meia aparece uma abelha em nosso novo quarto, além de mosquitos e outros pequenos seres alados. Outro dia, reparamos que o primeiro ser citado na frase anterior ficava voejando insistentemente em torno da luz do teto. Humberto falou, em tom queixoso:

Puxa, mas as abelhas não ficam em torno do açúcar, do mel e de coisas parecidas? Para que ela está voando em torno de uma luz????!!!

Toda noite é a mesma coisa. Se alguém aí souber a resposta, favor nos avisar. Mas não vale dizer: apaguem a luz! Pois mesmo de luz apagada ela já ficou promovendo vôos rasantes em cima de nós...

Crédito da foto: http://www.desenvelhecimento.com.br/port/index.php?secao=3&tema=0

27 comentários:

*Ju* disse...

As abelhas se orientam pela luz. Assim como formigas de asas, pernilongos e simpatizantes.

Anônimo disse...

Voejando ?
Uau ! que lindo !
jica

*Ju* disse...

As abelhas voam ao redor da luz porque são deveras abelhudas.

Unknown disse...

Tem sorte que é de vez em quando, e uma abelha. Aqui em casa aparecem diariamente muitas, provavelmente existe alguma colméia nas árvores do vizinho. É muito desagradável e se alguém conseguisse me ajudar agradeceria muito.

Thayse Valéria disse...

Cá estava eu pesquisando também porque as abelhas voam em volta da luz, no meu apartamento aparecem várias já tarde da noite. Mas ainda não descobri exatamente o motivo, porém percebi que elas chagam em bando e que depois de alguns minutos elas ficam quietas...

Anônimo disse...

Olha só o que encontrei nesse site: http://www.tecmundo.com.br/ciencia/17269-mosca-transforma-abelhas-em-zumbis.htm

Uma mosca transforma a abelha em zumbi haha

"A espécie em questão é a Apocephalus borealis. Ao agir, ela pousa nas costas de uma abelha, deposita seus ovos e assume o controle do inseto. Em seguida, afasta a abelha da colmeia e faz com que ela tenha outro comportamento, como o de ficar voando em torno de luzes."

galo doido disse...

esse bicho estava voando ao redor da lâmpada no meu quarto,apaguei a luz e ela caiu no meio das cobertas,e se eu nao tivesse visto eu estaria ferrado..bicho do caralho!

Maria das Graça Alexandre disse...

Mas aqui em casa elas voam e depois puf no chão e morre!

Unknown disse...

Aqui em casa acontece a mesma coisa. A noite ou de madrugada as abelhas entram no meu apartamento para ficarem na Lâmpada. Depois elas morrem. E nunca é uma só, são sempre várias abelhas.

Unknown disse...

Apaga a lâmpada

Unknown disse...

Aqui também. Geralmente uma só mas já te e ocasiões de ter até 3 ao mesmo tempo. Acredito que morrem queimadas, eu acho.

Unknown disse...

Eu não sei mais o que faço, durante o dia vem inúmeras abelhas e todas insistem em entrar dentro de casa... Com tanto espaço e natureza a fora essas malditas querem entrar dentro de casa 😡

Viniliscious disse...

Alguém achou a resposta, aqui em casa acontece o mesmo, o coisas chata, vou da um chute nelas kkkkk tem algum veneno que espanta elas?

preocupado disse...

precisamos saber se nossas praticas de consumo está causando, pois as abelhas tem função importante na nossa vida

Bernardo disse...

aqui em casa aparecem algumas na madrugada nas luzes da cozinha, ficam voando em torno da lâmpada por um bom tempo, e depois parecem que vão ficando fracas e começam a morrer

Gabriela Alcoforado disse...

Trabalhei como tradutora simultânea pra um evento sobre polinizações da Embrapa e conversando com conferencistas descobri que abelhas se afastam da colmeia para morrer. Quando elas sabem que seu fim está chegando, vão para algum lugar longe de casa e morrem.

Ana Flávia disse...

Acontece a mesma coisa comigo você foi ajudada?

Unknown disse...

Aqui na varanda do meu apto acontece exatamente isso. Muito desagradável pois não sei se sou alérgica

Unknown disse...

Concordo com vc. Quem tiver com peninha delas atraam-nas para suas casas🥴😢

Unknown disse...

Tb procuro uma solução.

Unknown disse...

Acho que elas morrem de tanto bater no vidro da sala para entrar

Unknown disse...

Eu não vou na casa dessas abelhas. Elas q não venham na minha🥴😒

Unknown disse...

Agora mesmo tem uma na lâmpada do meu quarto e não sei o que fazer😪

Guilherme Menezes disse...

As abelhas durante a noite se orientam pela luz da lua. E para retornar, voam na direção do ângulo da lua c/a colmeia em espirais cada vez menores. E quando algum predador noturno ataca a colmeia, algumas se afastam e perdem a direção. Sendo que nas noites s/lua cheia, acontece c/mais frequência.

Leonardo disse...

A luz do sol norteia as abelhas pelos fotorecetores que elas tem. Elas enxergam luzes c comprimento de onda baixos. Logo nao enxergam cores vermelhas e infravermelho. Como as luzes amarelas tem proximidade ao tom de norteio diario elas seguem. Colocar um olastico vermelho na lampada reduz essa atraçao porem nao fica bonito

Unknown disse...

Kkkkkk, melhor resposta

Unknown disse...

Mete SBP. Elas são atraídas a noite nas lâmpadas pois confundem com o amanhecer do dia. Quanto mais próxima a colméia, mais abelhas irão aparecer. Não há época do ano específica pra isso.