segunda-feira, 8 de dezembro de 2008

Como ajudar as vítimas das enchentes de Santa Catarina

Segue abaixo texto do músico e escritor Kledir Ramil:

Em 1983, Santa Catarina foi atingida por uma enchente terrível, criando calamidade, destruição e desespero. Sensibilizados com a tragédia, Kleiton e eu ajudamos a organizar um show para arrecadar fundos e doações. Fomos para Florianópolis e levamos como convidados grandes nomes da música popular brasileira, entre eles Nara Leão, Paulinho da Viola e Frenéticas. O espetáculo foi um sucesso em todos os sentidos.

Mais do que uma ajuda emergencial, a mobilização de artistas em torno de uma causa, seja ela qual for, sempre tem um caráter mais transcendente: a conscientização. Essa era a principal intenção do evento, chamar a atenção para que se pudesse prevenir futuras catástrofes.
25 anos depois a história se repete e, como se fosse possível, em dimensões ainda piores. Será que nosso esforço foi em vão?


Quem são os responsáveis por tudo isso? Eu faço o que sei fazer e o que está ao meu alcance. Não posso fazer obras de contenção e prevenção de enchentes. Não posso construir um canal para desviar o curso de um rio. Isso é trabalho para os governantes.

É claro, há coisas que são da natureza. O homem não pode impedir certos fenômenos naturais, mas pode sim fazer alguma coisa, como preservar o lugar onde vive. A destruição do planeta está provocando reações climáticas cada vez mais violentas. Essa responsabilidade é de todos nós, de cada um de nós, nas pequenas atitudes do dia-a-dia.

Eu sei fazer canções, como essa que fizemos na época. Não importa se não foi o suficiente. Vou continuar fazendo a minha parte.

Kledir Ramil

CLIQUE AQUI para ouvir a música e saber como ajudar.

Por água abaixo (Kleiton Ramil & Kledir Ramil)


Pela mão do destino / Vamos sendo marcados / Nossos sonhos em vão / Foram por água abaixo
Nunca vi tanta chuva / Transbordando os rios / Destruindo paixões / Tudo por água abaixo
Fiz até uma promessa / Se São Pedro fechasse / As torneiras do céu / Mas foi por água abaixo
E será que vai dar pra recomeçar / Quando passar tanta tormenta?
Acontece que o homem / Mexe na natureza / E isso dá no que deu / Vamos por água abaixo
É impossível nadar / Contra a lei correnteza / Inocentes, culpados / Todos por água abaixo
Só nos resta a esperança / Na justiça divina / O que alma plantou / Não vai por água abaixo.

Nenhum comentário: