quarta-feira, 30 de julho de 2008

O primeiro encontro com a neve - Parte 1

Eu e Humberto em nossa primeira foto juntos na neve!


As montanhas nevadas foram sempre uma de minhas paixões. Eu as paquerei de longe várias vezes e em distintos lugares, mas nunca havia tido a oportunidade de um encontro. Isso só veio acontecer a primeira vez aqui no Chile e, como quase todo primeiro encontro com o ser enamorado, rendeu nervosismo e emoção.

A preparação começou na agência, quando todos nós tivemos que nos vestir adequadamente para tal ocasião. Aliás, isso já me fez ter um friozinho na barriga: colocamos calça, jaqueta, luvas e botas especiais. Botas duplas e pesadas...esse calçado, aliado à nova vestimenta, me fez sentir uma astronauta, guardadas as devidas proporções. Aliás, a roupa tinha tudo a ver, estava me preparando para entrar em um novo mundo para mim: o dos vulcões nevados.

Tínhamos também que levar uns acessórios na mochila: os grampones, "ferrinhos" que colocamos embaixo das botas para facilitar a caminhada no gelo, a "capinha" de Skibunda, o capacete e uma espécie de gorro que também poderia servir para colocarmos no pescoço. Nas mãos, levávamos o piolet, instrumento parecido com uma picareta, ferramenta de segurança caso caíssemos durante a subida. Quando me emprestaram o piolet, fiquei bem preocupada pensando: Putz, será que vamos ter de quebrar gelo em algum trecho para subirmos? Comecei a imaginar que estava, literalmente, entrando numa fria.

Enfim, entramos todos na van da agência que nos levaria de Pucón ao sopé do vulcão Villarica. Ainda com sono, fui apreciando a paisagem. Dali a pouco, começam a aparecer umas "manchas brancas" nas margens da estrada: eram as primeiras nevezinhas dando o ar de sua graça. Meu sono começou a passar e deu lugar à euforia. Dali a pouco, vemos a estrada toda branca e nosso motorista pára com o objetivo de colocar correntes nos pneus. Aproveitamos para sair da Van correndo e curtir aquela gostosa "branquidão gelada". Foi meu primeiro contato direto com a neve, e o do Humberto também. Imaginem a festa que fizemos! Batemos inúmeras fotos, tocamos a neve, sentimos sua espessura e confesso publicamente meu "mico": coloquei um pouquinho na boca para ver que gosto tinha...afinal, era um sonho meu desde criança: tocar na neve e também sentir seu sabor. Tive de experimentar in loco o que meu lado racional dizia: deveria ter o mesmo gosto do gelinho da geladeira...e tinha.

Muitas coisas, basta-me saber. Outras, sinto necessidade de experimentar eu mesma. Essa foi uma delas!
- Hummm... Gostinho de gelo!!!

2 comentários:

Anônimo disse...

Sil, imagino a emoção que vc sentiu. Eu nunca vi a neve e tenho muita vontade de ver. Acho que eu faria a mesma coisa que vc, pagaria "mico", mas não perderia a chance de fazer tudo o que tenho vontade. Para as outras pessoas pode até ser a coisa mais comum, mas pra nós que nunca temos neve... fica difícil não querer provar!!!

Newton (ton) disse...

Vcs estão brilhando igual à Fanta... rsrsrs