quarta-feira, 2 de julho de 2008

Vai viajar? É bom dar uma lida no site da Infraero antes

De novo estou ficando sumida do blog por motivos de viagem. Na próxima terça, coloco o mochilão no mundo de novo, desta vez em companhia do Humberto. Até lá, temos muita coisa que terminar, organizar, fazer, etc.

Por falar em viagens, uma sugestão legal: se for viajar de avião, não deixe de ler, na íntegra, o Guia do Passageiro no site da Infraero. Lá há recomendações preciosas para quem não quiser ter surpresas desagradáveis com sua bagagem de mão em algum aeroporto. Por exemplo: em maio, fiquei surpresa com a quantidade de frascos de xampus, loções, cremes, etcs, confiscados em Guarulhos pelos funcionários, na fila da revista dos passageiros, e depositados numa caixa de acrílico transparente. E muitos eram de marcas caras. Eles estão cumprindo mesmo às riscas as regras. Por isso, é melhor enfiar todas aquelas coisas e outras mais que não lembro agora na bagagem maior, a ser despachada. A lista está no Guia do Passageiro da Infraero.

Outra dica legal a fim de evitar chateações e ajudar para que aquelas filas tenham um ritmo rápido e nem tão tumultuado assim: evite usar sapatos e roupas que tenham peças provocadoras de "apitos" das máquinas detectoras de metais. Em 2006, fiz a besteira de viajar com meus coturnos nos pés para economizar espaço no mochilão. Péssima idéia. Uma funcionária me obrigou a tirar os coturnos na frente de todos, e de pé, lá no aeroporto de Guarulhos, para colocá-los na máquina de Raio X. Tá certo que era obrigação dela, mas o que custa ter delicadeza e educação no pedido aos passageiros e ter um lugar apropriado para você sentar e fazer isso? Em Santa Cruz de La Sierra, Bolívia, uma de nossas conexões naquela viagem, passei pela mesma situação, só que a funcionária do aeroporto foi muuuuuuuuito mais educada e nem por isso agiu devagar: encaminhou-me rapidamente para um banco apropriado, o que me facilitou o serviço não muito simples de tirar os coturnos quase voando.

Aliás, aquelas filas me parecem, na época de inverno, um "streap-tease" coletivo: é um tal de tirar casaco, cachecol, cinto, botas, para botar naquelas bandejas de plástico que passam na maquininha de Raio X....realmente, dá vontade de fazer como já escrevi num post em junho: entrar na fila já nu, para facilitar o procedimento...

Um comentário:

Anônimo disse...

Boas dicas, Sil..
Também jà tive que pagar o mico de tirar o meu coturno no meio do aeroporto de milao.. sem banco, sem nada!