sábado, 15 de maio de 2010

O Esquina da Sil faz três anos!

Ontem, 14 de maio, este blog completou 3 anos de vida. Confesso que por várias vezes ao longo do dia tentei pensar em algo especial para escrever, mas nenhuma idéia "brilhante" resolveu me visitar. Então, hoje resolvi escrever o que desse na telha mesmo, na hora de sentar diante da tela do computador. Coisa que, aliás, faço quase sempre. Geralmente meu processo de escrever no blog é exatamente este: sento, escrevo rápido e pronto. Nem sempre tenho paciência para escolher desenhos ou fotos pois não raro essa tarefa me toma mais tempo que a escrita propriamente dita.

É engraçado e mágico perceber como meu processo de criação está muitas vezes ligado ao ritual de sentar diante do computador. Tenho a impressão que as idéias, antes dispersas ou distantes, correm para a ponta de meus dedos quando faço isso. Quem sabe não existe um imã invisível entre elas e o teclado? Outras vezes, acontece ou observo algo interessante durante o dia e aí penso: "essa vai pro blog" e aí a idéia fica guardadinha numa gaveta mental, "pré-escrita", só esperando o momento do "desembarque" no  ciberespaço.

Acho uma delícia ter blog. É uma chance de escrever o que quero do jeito que quero e quando quero, coisa que minha profissão de jornalista nem sempre me permite. Outro lance legal é poder compartilhar com vocês um pouco de nossas viagens. Quando conheço um lugar novo, fico pensando como seria chevere * levar todos os primos, tios, amigos, enfim, todos que têm interesse para lá também. Se fosse milionária levaria todo mundo junto comigo, até fretaria um avião! Como isso ainda é um sonho, as frequentes narrativas e impressões de viagem aqui são uma tentativa de tornar isso possível de uma maneira alternativa. Por falar em viagens, não poderia deixar de, volta e meia, postar textos sobre o Peru, minha outra pátria, e a América Latina em geral, ainda tão desconhecida por muitos brasileiros. Aliás, ando muito "Tríplice Fronteira" aqui na esquina ultimamente, mas prometo em breve voltar com coisas do Peru e do restante do continente também.

E as amizades que a gente faz quando tem um blog? Ah, é muito bom! Há algumas pessoas que ainda não conheço "ao vivo" mas pelas entrelinhas do que escrevem em seus blogs percebo que têm muita coisa em comum comigo. Não raro, várias delas têm percepção parecida, aí nasce aquela curtição blogal-existencial mútua que vence barreiras geográficas sem dó nem piedade. Não me atrevo a listar aqui seus nomes, pois temo esquecer alguém. E os amigos que não tem blog mas curtem fazer comentários, sejam eles explícitos no próprio blog, pelo Orkut, Facebook, e-mail, telefone ou pessoalmente? Acho muito divertido lê-los ou ouvi-los. Adoro! Pena nem sempre ter tempo para responder a todos. Porém, saibam que sou muito agradecida por vocês frequentarem, de uma maneira ou de outra, o Esquina da Sil!

Agradeço em especial às duas pessoas que me incentivaram a socializar textos meus com vocês: o marido Humberto e o amigo Kleiton Ramil.

* Chevere é uma gíria que se usa no Peru e em mais alguns países do continente. Significa algo como "legal", "maneiro", "bacana". Esse "Ch" se pronuncia como "Tch" do "Tchê" dos gaúchos.

7 comentários:

Ana Maria disse...

Parabéns! Adoro vir aqui! E que dure muito mais.

Daniel Savio disse...

Hua, kkk, ha, ha, parabéns pelo aniversário do blog (mesmo que com dos dias de atraso)...

Fique com Deus, menina Sil.
Um abraço.

Unknown disse...

Parabéns por mais um ano do Blog.... E que possamos ainda curtir muitas histórias por aqui... :-)

Beijo

Clara Alvarenga disse...

Também adoroo ter um blog! É gostoso ter um cantinho para escrever o que quer né!

E eu simplesmente AMOOOO o seu bloguito! De verdade mesmooooo, você escreve muuuito bem! (=O descobri agora que vc é jornalista! Só poderia ser! =D)

Parabéns pelo aniversário blogal! =D

bjo grande da Clara!

Stella Maris Bortolotti disse...

Sil, Parabéns pelo aniversário do blog! Tudo de bom sempre pra vc! E continue assim escrevendo muitas histórias por aqui. Bjs!

lilly disse...

parabens para um dos meus blogs favoritos, pelo menos o de melhor gosto musical que eu conheço!!!!
como vc diz: ter um blog é uma delicia.
quantas vezes qeuremos dizer algo, a não temos um compu por perto?
eu anoto: falar sobre isso.,
e pronto, mais tard e tenho um post.
hj não saberia viver sem blog
e sem as amizades otimsa que fiz atraves dele.
bj

Giovana Ribeiro disse...

Felicidades sempre!!!!
Bjkas
Giovana http://criatividadeinsana.blogspot.com/