quinta-feira, 12 de agosto de 2010

O tal do lugar "misterioso" em Bogotá é um shopping!

Enfim, solucionado o mistério.... A Clara achou que a foto, postada há uma semana atrás, fosse de algum lugar espiritual ou místico, ou ainda de algum lugar politicamente importante da Colômbia A Ana Maria aventou a possibilidade de ser a casa do escritor Gabriel Garcia Marquez. Quem mais se aproximou da resposta foi o Daniel Sávio: ele pensou que eu estivesse numa loja. Na verdade, eu estava ao lado de uma loja, mas no shopping center Hacienda Santa Bárbara, no bairro de Usaquén, em Bogotá.


O Hacienda Santa Bárbara é uma construção muito curiosa. Vínhamos caminhando há várias ruas e Humberto disse, em certo momento: olha, lá está o shopping! Confesso que fiquei procurando, procurando, mas nada que eu via pela frente me fazia lembrar um shopping, pelo menos não no formato tradicional ao qual estou acostumada. Andamos um pouco mais, chegamos numa avenida grande, perto de um semáforo. Lá estava o shopping que, na verdade, à primeira vista, parece um casarão colonial de fazenda. E, de fato, há muitos anos, parte dele realmente pertencia a uma fazenda naquela região.


Atravessamos a rua e pensei que aquele tal shopping diferente deveria ser bem pequenininho. Entramos nele e, ao começar a caminhar por seus corredores, começamos a perceber que estávamos redondamente enganados. Ou melhor, "labirinticamente" enganados...quando a gente começou a passar mais de uma vez num mesmo corredor sem querer, vimos como seria preciso ser um "iniciado" para andar ali dentro sem se perder. Ao nos depararmos com o mapa de apenas um dos níveis daquele shopping, aí tivemos a certeza de onde fomos nos meter...Aliás, quem quiser ver os mapinhas dos três níveis desse centro comercial para entender melhor do que estamos falando, é só acessar o site do Hacienda Santa Bárbara.

Gostei muito de ter passeado ali. Gosto de apreciar diferentes arquiteturas, sobretudo as que me trazem surpresas, como foi o caso desse shopping: por fora, parecia apenas um casarão de fazenda. Por dentro, é um imenso labirinto de lojas, entremeado por vários pequenos e bonitos jardins e até mesmo um cantinho com uma imagem de Nossa Senhora. É interessante ver como a religiosidade se manifesta lá na Colômbia até mesmo num templo de consumo. Aliás, por falar em religiosidade, ainda tenho que postar aqui no blog a foto de uma espécie de altar cheio de velas numa área central da rodoviária da cidade de Medellin.




Gente, só não entendi porque é proibido bater fotos no Hacienda Santa Bárbara. Depois de já ter batido várias, um segurança se aproximou de nós e disse que não era permitido fazer isso lá dentro. Tarde demais...


Crédito das fotos: eu e Humberto

3 comentários:

Daniel Savio disse...

Hua, kkk, ha, ha, eu dizer que era algo envolvendo café a tal lojinha...

Fique com Deus, menina Sil.
Um abraço.

Roy Luria disse...

Shopping? Não acredito mesmo!!!! E eu pensando que era um prédio governamental. Shopping? Que coisa mais "peruana" essa de não deixar tirar foto. Digo peruana porque é ao menos, curioso!!!! Beijão Sil

Clara Alvarenga disse...

Um SHOPPING??? Nossaaaa! Não parecia mesmooooo!!!

Mas que legal, achei o máximo um shopping cheios de jardins! Muito agradável!!!

bjoooos