quinta-feira, 19 de maio de 2011

Amo coentro!

Eu amo coentro! Tanto seu sabor como seu cheiro. Outro dia estava em pleno supermercado aspirando o odor de um ramo de coentro como quem aspira um buquê de rosas.  Aspirando e inspirada, levei o raminho que me conquistou e conquista sempre para casa. Resultado daquele dia: fiz o melhor cebiche* de minha vida, até hoje! Humberto também aprovou o prato. Modéstia à parte, até que meu cebiche dá bem "para o gasto". Lembra vários que já comi lá em Lima e que, se Deus quiser, ainda comerei. Porém, sempre pensava: há algo a mais que tenho de colocar em minha receita, o que será? Não lembro bem como foi, mas outro dia tive o insight : coentro! E não é que deu certo? O cebiche, que já era bom, ficou melhor ainda.

Sei que muita gente por aí não suporta o sabor do coentro. Sabe-se lá porque esse tempero causa desaprovação e repúdio em muitas pessoas, com bastante frequência. Para mim é o contrário: o coentro melhora o sabor de muitos pratos, tanto que outro dia fiz um bacalhau com batatas, cebola e coentro que ficou o máximo, pelo menos para mim e Humberto.

Creio que uma das complicações de quem cozinha para os outros está aí: o que um adora, o outro odeia. Bom, quem um dia quiser provar de meu ceviche, avise com antecedência se gosta ou não de coentro, assim fica tudo mais fácil para ambos os lados!

PS: *Ceviche ou seviche (acho que ninguém sabe ao certo qual a grafia correta) é um dos principais pratos típicos do Peru, feito com pedacinhos de peixe marinados no limão e na pimenta. É uma das coisas que mais gosto de comer nessa vida!

Crédito da foto aqui.

4 comentários:

lilly disse...

oi sil, eu vejo muitas pessoas falando ceviche,
mas pelo que noto, é o peixe cru, marinado.
o tempero "cozinha"o peixe...é assim?
aqui em casa usamos o termo escabeche
será a mesma coisa?
pegamos sardinhas cruas e colocamos em camadas com os mesmos temperos, azeite...cebolas.
ficva muito bom

Anônimo disse...

coentro não ! salsinha sim!
jica

Daniel Savio disse...

Olha, qualquer tempero tem de ser dosado, não é?

Se exagerar demais, qualquers coisa fica intragavel...

Fique com Deus, menina Silvana.
Um abraço.

Lia Mariah disse...

Eu vejo muito no Peru as pessoas escreverem Ceviche e Cebiche, mas Seviche com s no começo realmente não existe.