sábado, 21 de maio de 2011

Vi 9 cores no arco-íris

Ontem estava com minha sobrinha de 9 anos quando vimos um imenso arco-íris. Comentei com ela que havia conseguido ver 9 cores naquele grande anel celeste. Aninha ficou intrigada e perguntou:

- Mas o arco-íris só tem 7 cores, como é que você tá vendo 9? Eu tô vendo 7 cores nele.

Não sei explicar, mas vi 9 cores sim. E o arco-íris de ontem me parecia, na verdade, duplicado: é como se fosse um com "listras" mais fininho embaixo e, justaposto a este, um com "listras" mais grossas acima. Aí fui mostrando a ela que a primeira cor que eu via de baixo para cima era verde e assim por diante. Aninha já via diferente:

- Mas a primeira cor que vejo de baixo pra cima é rosa....

Estávamos esperando minha mãe sair de uma consulta. Quando saiu, mostramos o arco-íris e perguntamos quantas cores ela via. Minha mãe, simplesmente, respondeu:

- Eu só vejo 3 cores!

Pronto, a coisa complicou. E você, normalmente quantas cores vê num arco-íris?

3 comentários:

Daniel Savio disse...

Geralmente, só sete cores, mas já vi o caso de dois arco ires serem formados bem próximo um do outro...

Fique com Deus, menina Sil.
Um abraço.

joao_wws disse...

Sil,eu acho tão lindo!!Mas te confesso q.nunca contei....rsrs..outro dia me pediram p.fazer uma bolsa c.as cores do arco íris,e eu perguntei "mas quais são as côres??"...e riram,pois falo tto em natureza e ñ soube as cores de um belo 'projeto'da Mãe Natureza...filmo sempre c.os olhos!Mas guardar na cabeça desmiolada é meio difícil!!Bj e tamos aqui!

joao_wws disse...

Ai Sil!!Como eu sou 'desmiolada' MESMO!!!É DULCILANE,q.acabou de entrar na Esquina pelo e-mail do meu filho,o João..rsrsrs...perdoa! Ñ sei as cores do arcoíris e ainda erro o caminho,kkkkkkkkkkkkkkkk