sexta-feira, 14 de dezembro de 2007

Acordando de madrugada pra cantar debaixo do Palácio do Planalto


Há coisas que só a Serenata de Natal da UnB me faz. Como, por exemplo, sair de casa de madrugada, na chuva forte, para cantar debaixo do Palácio do Planalto...isso parece coisa de doido varrido. Gente sem juízo. Humberto botou o despertador para 5 e meia da manhã. Acho que fui adormecer lá pelas duas, não conseguia dormir. Porém, acordei antes do despertador, com o barulho dos trovões. Detalhe: chuva com trovões de madrugada é fato raro em Brasília. Pensei: "Puxa, logo hoje o tempo está assim? Sacanagem!"

Dali a pouco, estávamos nós dois com o uniforme do coral, tentando disfarçar a cara de sono. Pegamos o carro, noite escura, chuva forte, ninguém na rua. Em alguns minutos, chegamos à Esplanada ainda praticamente deserta. Estacionamos o carro ao lado da Praça dos Três Poderes. Ao sair do carro, enfiei um de meus pés com toda a força numa baita poça de água. Ao dar mais alguns passos rumo ao Palácio do Planalto, os dois tênis estavam encharcados e um terço de minha calça também. Mas, pelo menos, o pior não aconteceu...como ainda estava de noite, e nós dois sem os respectivos óculos e ainda sonolentos, estávamos, sem perceber, caminhando rumo ao espelho d'água do Palácio. Poucos centímetros antes paramos e nos demos conta de que iríamos, literalmente, "entrar numa fria"...naquelas circunstâncias todas eu nem me lembrava da existência daquele espaço aquático. Demos então a volta e nos juntamos aos colegas. O sono era tanto que um colega nosso não havia percebido que a namorada, que também canta na Serenata, já estava no grupo e ia telefonar para ela perguntando se já estava a caminho.

Enquanto a gente se organizava na frente das câmeras de TV, um vento frio veio nos visitar. Até eu, que dificilmente tenho essa sensação em Brasília, comecei a sentir também algumas "beliscadas polares". Chegou, enfim, a hora de entrar ao vivo. Uma breve entrevista com o regente e, depois, um pedaço de "Boas Festas". Acho que ficou legal. Pensei: " Meu Deus, como a gente conseguiu cantar a essa hora da manhã, diante das câmeras, ao relento, com chuva, vento e frio?" Acho que é uma espécie de milagre do espírito natalino. Como é bom não ter juízo.

A programação da Serenata de Natal está em www.serenatadenatal.org . A foto acima, do ano passado, foi retirada desse site. Não sei se alguém fez foto da apresentação de hoje.

3 comentários:

Stella Maris Bortolotti disse...

Sil, mesmo com todas as "dificuldades", não valeu a pena? Levanto todos os dias neste mesmo horário... Não é tão difícil assim, Silvana! E depois era para cantar e aparecer na Globo!!! E esta Serenata tem um trabalho tão bonito!!! Claro que valeu a pena! Tenho certeza que foi lindo!

Unknown disse...

é Sil!
o sacrifício foi grande! coloquei o despertador para 4 e meia, sai às 5, fui pegar a Pati (soprano) na 104 norte, chegamos às 15 para as 6 no Palácio do Planalto. Eu e a Pati na pole position!!! ehehehe
e ainda chegamos junto com o pessoal da globo! ah! mas que valeu a pena, valeu!

Stella Maris Bortolotti disse...

Socorro, o trabalho de vcs é lindooo!!!