domingo, 7 de junho de 2009

A diversidade peruana em 5 minutos!

O vídeo acima é um vídeo feito pela Promperu, mostrando um pouco da diversidade natural e cultural do Peru. Vale a pena assistir!

Uma breve aulinha de geografia: o Peru é formado por suas três grandes e bem distintas regiões: a Costa, na qual se localiza a capital, Lima; a Serra, palavra pela qual os peruanos humildemente chamam a região das Cordilheiras, na qual se localiza Cusco e Macchu Picchu; e a Selva (Amazônia). O estereótipo do Peruano aqui no Brasil é o do típico habitante da Serra, com aquelas belas roupinhas coloridas, mulheres de tranças negras longas, bebezinho sendo carregado nas costas com uma manta e muitas lhamas ao redor. Porém, a diversidade dos povos e das culturas lá é muito grande. Por exemplo, para vocês terem uma idéia, na capital, Lima, ninguém anda com roupas coloridas. Se alguém aparecer vestido assim lá no meio da rua ou está indo para alguma festa à fantasia ou é gente da serra em alguma feira de artesanato ou ainda algum turista estrangeiro desavisado vindo de Cusco usando as roupas típicas que comprou.

Um comentário:

Andréa M disse...

As vezes algumas características são tão ressaltadas pela mídia que muitos de nós acabamos por acreditar que todos têm hábitos iguais só porque vivem no mesmo país. Somos educados a não enxergar as diferenças que existem em todo lugar.