sábado, 3 de julho de 2010

Uma experiência antropológica futebolística na Colômbia

De Bogotá, Colômbia

Ontem, depois do almoço, procuramos um café para assistir ao jogo Uruguai X Gana. Não resisti, fiz algumas fotos tanto dos colombianos dentro do recinto como do lado de fora, torcendo pelo Uruguai. A solidariedade continental marcou presença ali. Eu e Humberto nos sentimos divididos, pois a princípio torceríamos pelo companheiro latinoamericano Uruguai, porém também pensávamos como seria lindo ter um país africano na final. 

De qualquer maneira, foi uma experiência antropológica interessante observar o comportamento dos colombianos perante um jogo sofrido como aquele. O café era ao lado de uma feira de artesanato e, cada vez que algum alvoroço era ouvido, várias pessoas brotavam de dentro dessa feira em direção à frente do café para ver o que se passava na partida. Momentos de tensão e alegria se alternavam. Nada muito diferente do que costuma ocorrer no Brasil, mas com um diferencial que achei ótimo: não vi sequer um exemplar daquele atentado auditivo horroroso chamado vuvuzela por aqui. Que paraíso! Aliás, com a derrota do Brasil ontem, o que fizeram com essas ditas cujas? Espero que pelo menos mandem para reciclagem para serem úteis de alguma forma.

No exato momento no qual escrevo está rolando o jogo entre Argentina e Alemanha. Confesso que me sinto meio dividida, pois, a princípio, torço para a Argentina, por uma questão continental.Porém, o jeito e as atitudes de Maradona e de alguns dos jogadores dessa equipe, que parecem se portar como os donos do mundo, não me agradam. Vejo umas colombianas aqui no hostal comemorarem ao máximo os gols da Alemanha e estou morrendo de rir. Alguns europeus que aqui estão ficam sem entender nada. Um deles ficou espantadíssimo ao saber que muitos colombianos torcem contra a Argentina pois, para eles, o contrário era óbvio...

PS: Acabou o jogo...pelo menos o Brasil perdeu apenas de 2 x 1...

Um comentário:

Clara Alvarenga disse...

"Eu e Humberto nos sentimos divididos, pois a princípio torceríamos pelo companheiro latinoamericano Uruguai, porém também pensávamos como seria lindo ter um país africano na final."

Eu senti a mesma coisa! Fiquei sentida por Gana, mas feliz pelo Uruguai! Coleguinhas de fronteira! Estava torcendo muito pelo Paraguai também, mas a Espanha também é uma excelente equipe! Que jogo lindo! Ambos os times estão de parabéns!

Mas a Argentina nem de longe queria ver ganhando!!!!! Não gosto do Dieguito, nem daquela promessa de sair correndo pelado por aí! kkkkkkkkkkk

bjooooos, adoro suas novidades!