quarta-feira, 18 de julho de 2007

Desabafo: indignada com a cobertura da grande imprensa brasileira....

Gente, não pude deixar de registrar aqui minha indignação depois de observar, por algumas horas, a cobertura da grande imprensa ao acidente da Tam ocorrido ontem, no aeroporto de Congonhas, em São Paulo. Um fato, em especial, chamou-me a atenção: a forma como a maioria dos jornalistas elaboravam suas perguntas ao porta-voz do governo, Marcelo Baumbach. Eles passavam uma raiva incontida em suas questões, como em "O presidente e os ministros já foram para casa agora, com todo esse problema? " ou "O presidente não tem medo de aterrissar no Aeroporto de Congonhas? ", entre outras. Cadê a tal da imparcialidade que os professores ensinam pra gente na faculdade que todo jornalista deve ter, hein?

Genteeeee, acoooooordaaaaaaaaa!!!!! Vamos aguardar a investigação antes de jogar a culpa em alguém. Cadê a seriedade do exercício da profissão? Ou vocês já assumiram abertamente que ela não existe mais? É tarefa e dever do governo botar ordem na crise aérea sim. E o mais rápido possível !!!Mas em relação a esse acidente de ontem, pode ser que o problema do avião tenha sido mecânico. Ou seja, não teria relação com a onda de transtornos e confusões a que estamos já acostumados a vivenciar na pele ou acompanhar pelos veículos de comunicação. '

Avião brasileiro não presta????!!!!Como assim???!!!

E tem mais: em algum lugar li sobre a notícia de um "avião da EMBRAER" que derrapou na Colômbia. A matéria dava ênfase ao fato de a aeronave ser da nossa EMBRAER...puxa, até parece que esse outro acidente aconteceu só porque o avião era fabricado no Brasil...fico pensando: será que foi o chefe do repórter que pediu para angular a matéria desse jeito ou isso saiu da cabeça do repórter mesmo? Só porque o avião é fabricado no Brasil não presta? Pára com isso, gente!!!!

Sei que devido a essas e outras coberturas que venho observando por aí de uns tempos para cá, algumas altamente manipulatórias (às vezes escancaradamente mentirosas mesmo) estou me entristecendo com meus colegas de profissão e hoje cheguei a olhar minha carteira de jornalista com vergonha. Muita vergonha. Ainda bem que, pelo menos, sempre tentei seguir um caminho meio alternativo como comunicadora. E, ainda bem, fiz meu mestrado na educação...eu não consigo passar em cima da ética e dos valores que acredito só para poder divulgar uma notícia. Sinto muito, senhores. Prefiro deitar a cabeça no travesseiro com a consciência tranquila e a alma limpa.

Por essas e outras estou cada vez menos lendo os jornais daqui. Desculpem o desabafo, mas minha indignação está grande demais.

5 comentários:

Anônimo disse...

Desculpe, mas quem está indignada sou eu!!! Todo mundo sabe do descaso do governo com relação aos problemas aéreos, entre outras coisas. Antes de profissionais, aqueles repórteres são PESSOAS assim como as que estavam naquele avião, naquele prédio, próximo ao local, enfim. Sem falar nos familiares desesperados pela perda de seus entes queridos. É absolutamente normal e até LOUVÁVEL que eles, que têm a oportunidade de falar para grandes massas possam expressar um pouco do que é a nossa dor e a nossa indignação. Você deveria ter vergonha de questionar isso no meio de todos os acontecimentos. Talvez se pessoas como vc se preocupassem menos com o p'roprio umbigo, teríamos um mundo melhor! Se liga!

Anônimo disse...

Silvana está coberta de razão...
Após ler esse post, estávamos jantando e comentando (como é nosso hábito). Havíamos visto uma coletiva a imprensa dada por alguns "responsáveis", mas o que chamava a atençao era a forma como os jornalistas colocavam as questões: pareciam totalmente despreparados, como se tivessem lido às pressas algumas linhas ou levado algumas questões anotadas... Juan falou: "parece que eram os mesmos que estavam cobrindo a SPFW e saíram direto pra participar dessa entrevista". Então fiz um paralelo com a falta de especialização que existe em nosso país até pra vendedores: numa semana vendem remédios, na seguinte sapatos e depois eletrodomésticos... Numa curta estada na França, descobrimos que numa loja de eletrodomésticos, os vendedores são especializados nos produtos que vendem!
Da mesma forma, os jornalistas deveriam também estar um pouco mais preparados para exercer o "ofício". Silvana tem formação para julgar pois ela é do "ramo". Veja lá se algum leigo se mete a julgar um médico, farmacêutico ou dentista!
Está faltando profissionalismo, seriedade, sem estrelismo ou fanatismo.

Humberto disse...

É Michele, olhando no espelho, você tem toda razão... Se pessoas como você se preocupassem menos com o próprio umbigo, teríamos um mundo melhor!
A nossa indignação aqui não vêm só de um problema que, como você bem disse, afeta PESSOAS, mas que neste caso específico afeta meros 5% (se tanto!) da população brasileira, dentre os quais jornalistas e donos de veículos de comunicação... Ela vem da despreocupação que você e boa parte desses 5% têm para com os problemas que realmente afetam a grande maioria da população, como estradas (que matam um avião por semana no país), saúde (cuja precariedade mata um avião POR DIA no país!) ou educação (cuja falta matará qualquer possibilidade de se corrigir todo o resto!).

Essas pessoas, e aparentemente você mesma, só se manifestam dessa forma porque, democraticamente(!), foram atingidas pelas mazelas das quais se achavam imunes! E pior, se apresentam para reclamar com a empáfia, a arrogância e a má-educação de quem sempre se achou melhor que o "resto" que sofre há décadas! Isso sim é inadmissível para qualquer um que se queira parte de uma sociedade democrática e igualitária, e pior ainda para quem se diz jornalista, profissão onde a imparcialidade e a ética, obviamente ausentes, deveriam ser norma de conduta.

Essas pessoas sempre tiveram, e atualmente têm mais ainda, a chance de clamar, tão raivosamente quanto fizeram ontem, por mudanças nos demais problemas que afetam A MAIORIA DAS PESSOAS nas cidades, nos estados e no país, mas não fazem nada! NUNCA FIZERAM!!! E a depender do que vimos ontem, infelizmente continuarão sem fazer...

Dizem elas: "quanto tempo mais teremos de aguentar esse descaso do governo na aviação!".
O que nós, aqui, dizemos, é: "por quanto tempo teremos de conviver com essa gente que só se indigna quando pessoas brancas, bonitas, saudáveis, bem arrumadas, bem estabelecidas e com perfil no Orkut, praticamente uma 'visão no espelho' dessa gente, morrem em situações 'socialmente evitáveis'??!!!"
Será que só quando isso ocorre é que lhes bate o "medo" de serem vulneráveis aos problemas sociais, e aí ficam "teatralmente indignadas"?!

O acidente foi uma tragédia, desejamos que os familiares das vítimas consigam encontrar forças para superar esse momento, mas crucificar OUTRAS PESSOAS sem ter a menor idéia do que se passou (lembram-se da Escola Base?) está longe de ser "louvável"!

É... o buraco é muuuuuito mais embaixo... pare e pense um pouco sobre quem é que precisa "se ligar" nas coisas da vida, e "se desligar" do umbiguinho!

Ana Paula Pietroluongo - CRP 01/10839 disse...

Nossa,
Lendo a sua indignação Sil...veio-me duas coisas mais fortes a mente. Na verdade a minha mente está um turbilhão com tudo isso, mas como o espaço na rede não caberia tanta indignação prefiro ser mais pragmática... hehehehe

Lendo os jornais locais Sil, tive a mesma sensação que vc. Sei la, parece que eles pegam qualquer fato para juntar com o que eles ja tinham antes, manipulando a população a pensar de uma determinada forma! Indignação total.
É necessário, como diz o cliche, separar o joio do trigo. colocar a cabeça no lugar e perceber que a imparcialidade neste caso é extremamente importante. e que isso não significa descaso, mas sim respeito com a vida dos que ficaram e com a lembrança dos que se foram!
É claro que um evento desta maginitude assuta e assusta muito! E é claro que se deve apurar os fatos, saber realmente o que aconteceu. Já que é só a partir de uma reflexão sobre os erros, que eles podem deixar de existir...
Mas não dessa forma, interesseira e sensacionalista!
Me deu uma sensação mto forte Sil, qdo via as entrevistas com os parentes que estes seus "colegas de profissão" (não consigo considera-los assim, pois para mim eles não são profissionais qdo agem deste forma. são apenas soldados da gde maquina da alienação global...entendam o trocadilho...)queriam mto mais a noticia para dar audiencia do que permitir que estas pessoas tenham voz e consigam ser respeitadas na sua dor!!!
enfim...
com relação à sua reflexão pessoal sobre a sua postura diante da profissão, hoje li uma frase, na verdade não sei daonde ela veio...sei que li e que fez muito sentido quando lia suas palavras indignadas...la vai:

"É a qualidade de nossa vida pessoal que vai determinar a qualidade de nossa contribuição para este sistema de Vida do qual fazemos parte; como um órgão de um corpo, se não funcionar direito desequilibra todo o organismo.
(...)
Entretanto, entramos no “jogo da vida” e fazemos, e sentimos, e pensamos, e queremos o que todo mundo quer! E ainda queremos ser felizes!
Como sobreviver neste “jogo” sem nos sentirmos massificados e engolidos pelo próprio jogo? "

A resposta é simples mas de dificil execução...fazendo isso que vc faz..e que nós tentamos fazer...sendo éticos nas nossas atitudes, respeitando os nossos limites, não nos deixando sermos sulgados por essa onda massificadora...
Essa paz Sil...ninguem paga!!!!

8)))

Gde beijo

Anônimo disse...

Sai pra lá Michele! Quem disse que inventar noticias é desabafar? Desde quando é louvável, a pretexto de ser portavoz, falar qualquer coisa, sem conhecimento de causa nenhuma, apenas para demonstrar algum ponto (neste caso, incompetência do Governo), que não sabemos se é verdadeiro ou não? Eu votei no Lula no primeiro mandato, fiz campanha contra no segundo, não aprovo a lassidão com que ele conduz os assuntos. Mas daí a aprovar que a mídia invente coisas em cima dos sofrimentos dos outros só para ter audiência ou para poder ter algum argumento contrárioi ao Governo já vai algum passo muito grande.
Congonhas sempre operou normalmente, cansei de viajar para lá via Brasília e nunca deu problema. Os aviões partem sim com reverso desligado e isso nunca deu problema, porque ninguém precisa ficar sabendo, eis que é procedimento seguro e normal. Portanto, a mídia brasileira é vergonhosa sim. É triste ver nomes do porte de Heródoto Barbeiro, por exemplo, em plena entrevista na CBN, querer colocar na boca de um especialista em aviação que os aviões não podem voar com o reverso com problemas, quando isso não é absolutamente verdade. Ou tentando criar um clima de desconfiança, quando perguntava insistentemente: os passageiros não devem saber se o reverso está funcionando ou não?
CLARO QUE NÂO. Os passageiros não são técnicos e não entendem bulhufas do que precisa ou não para voar. Para que esse tipo de pergunta, de situação? Concordo com a Sil.
MAIS ÉTICA POR FAVOR!!!!!!
Sérgio Baumann