terça-feira, 17 de julho de 2007

Papos sonoro-vocabulares entre uma jornalista e um músico


Adoro ficar degustando a sonoridade das palavras e brincando de "desmontá-las" ou mesmo "desmantelá-las" (que verbo horrível esse). Se eu encontro alguém pra fazer companhia nesses exercícios sonoro-vocabulares, então a coisa vai longe... Vejam só o fragmento de um papo entre eu e meu amigo André, de Sampa, outro dia, no Google Talk:

André: Pra mim, a palavra mais estranha do espanhol é "Reloj".
Eu: Pra mim, uma das palavras mais esquisitas nessa língua é "sábana".
André: Em português, acho que "fronha" é a mais estranha.

"Reloj" é "relógio"...fico com a impressão que o seu correspondente em espanhol é um relógio pela metade, pequenininho, tipo aqueles relógios femininos de antigamente, sei lá...ou então ela me lembra, às vezes, o modo de falar econômico de algumas regiões de Minas Gerais. "Sábana" é lençol em Castelhano. Para mim, parece uma mistura non sense das palavras "sábado" e"banana"..."fronha" me soa como uma palavra triste, porque me lembra o adjetivo "enfadonha"...se bem que sua rima lembra também outra coisa que não seria de bom tom citar aqui, acho que todo mundo entendeu, eheheheh....
Crédito da ilustração: Extraído de devaneio.blogs.sapo.pt/tag/alfabeto .

4 comentários:

Anônimo disse...

muy bien!
mucho bon!
creo que si!
Adoro exercitar-me com as palavras e com línguas, embora acabe errando em todas elas...
Adorei esse exercício... E sabe que Juan gosta de uma verdura chamada Acelga...
Pensei: em seu imaginário deve ser uma loira, alta, olhos azuis e todos os outros atributos positivos que não tenho(provavelmente vinculado a sonoridade de Helga)... Pensei também, como seria a Chicória? ou a Espinafre? Melhor nem imaginar: baixinha, magrinha, irritadiça, cabelos bem pretinhos e rebeldes - não sei porque - mas despenteada. Como é bom brincar com esse tema!

Anônimo disse...

opa!
o q acha de comermos um dia a palavra "INCONSTITUCIONALÍSSIMAMENTE"???
ou "OTORRINOLARINGOLOGISTA"???
=D
beijo!

Anônimo disse...

Saludos querida amiga!
Tú siempre sorprendiendo con tu inteligencia.
Soy tu eterno admirador.
Besos de tu amigo de siempre,

Luis Vidal
www.trimedia.com.br

Nicole disse...

Oi!!!
Não tive tempo de ler direito porque o trabalho está muito conturbado...
Mas irei acompanhar!!

Beijos!!!!