quarta-feira, 20 de fevereiro de 2008

O que tem a ver Simon Bolivar com Simone de Beauvoir?

Outro dia, assistimos ao filme Paris, Je T'Aime, de 2006, uma coletânea de 21 curtas, de diretores de diferentes nacionalidades, entre eles os brasileiros Walter Salles e Daniela Thomas, mostrando Paris sob diversas facetas. Gostei, apesar de não ter entendido alguns dos curtas (isso é normal). Na verdade, um dos motivos de eu gostar tanto de curtas é que eles terminam logo. São raros os filmes que não me deixam cochilando no sofá.
Mas o que mais me chamou a atenção em Paris, Je T'Aime foi a frase da protagonista do último curta, que estava passeando pelo Cemitério Père-Lachaise:

Vi a sepultura de Jean Paul Sartre e Simon Bolivar. No meu guia dizia que eram dois escritores franceses famosos, que se amavam muito, e por isso foram enterrados juntos.

Fiquei de cara. Achei que tinha escutado errado, mas Humberto escutou o mesmo. Voltamos o DVD. Era isso mesmo...a moça colocou o Simon Bolivar no lugar da Simone de Beauvoir , meu Deus! Primeiro, achamos que havia sido erro da tradução em espanhol. Porém, depois verifiquei que no original em francês está exatamente assim. O problema era da personagem mesmo...


O site do filme é www.parisjetaime-lefilm.com e segue abaixo um trailer:

Nenhum comentário: