sábado, 11 de outubro de 2008

Cumbia peruana: um video do Grupo 5

Abaixo, um vídeo do Grupo 5, do Peru, que canta e toca cumbias. Quando estive lá em maio, a música abaixo era uma das que estavam estourando nas paradas de sucesso em todo o país. Lembro-me como fiquei impressionada, pois além de Motor y Motivo, as canções Te Vas e Sin Salida, também cantadas pelo mesmo grupo, figuravam nas paradas ao mesmo tempo. Eu as escutei umas 3.867 vezes, cada uma, tanto na capital, Lima, como em cidades do interior. Várias de suas músicas são bem parecidas entre si, mas gosto bastante do ritmo, que é bem gostoso de dançar. Ontem até coloquei Te Vas como ringtone em meu celular.

Para relaxar, gosto às vezes de ficar vendo vídeos do Grupo 5 e outros do mesmo estilo. O visual e o comportamento deles no palco são curiosos. São muitos rapazes na banda, dá até preguiça de contar...tanto os músicos como os chicos figurantes, acompanhantes do vocalista, estão todos dançando de blazer (porque blazer? Poderiam vestir algo mais interessante, como camisetas sem manga, shortinhos...). Dois deles costumam ficar fofocando entre si em cima do palco de vez em quando, enquanto dançam. Fico imaginando o que devem estar comentando... Há um outro que quase sempre faz os movimentos em direção contrária ao dos demais, na coreografia. Por essas e outras, rio muito sozinha, na frente do computador.

Viva a cumbia peruana! Ela torna meus ouvidos e meus olhos um pouco mais felizes.


Nenhum comentário: