sábado, 1 de novembro de 2008

Rouge, Blanc Et Bleu...

Vive la France!
Só faltou o pequeno escudo da bandeira do Vaticano aí...

O Apê antes da pintura...

Hoje resolvi matar um pouco da curiosidade dos amigos e primos de fora de Brasília sobre nossa mudança de apartamento. Eis aí acima, nas fotos, nossa nova moradia, ainda sem os vidros das janelas. Por sorte que hoje terminaram de colocar os externos. Para a segunda, ficaram só os internos, das janelinhas dos banheiros. Depois coloco aqui fotos atualizadas, com os vidros no lugar.

De tão envolvida no monitoramento das reformas no apê, somente semana passada me dei conta de um detalhe engraçado, observando a obra a distância. Para quem vem caminhando na calçada, no sentido norte-sul, as janelas abertas pareciam a bandeira da França, só que com a sequência de cores invertida. E para quem vem no sentido contrário, a bandeira do Vaticano, apenas faltando aquele escudozinho na parte branca. No sábado passado à tarde, cheguei a receber uma mensagem de texto via celular do Rui, um amigo nosso que mora na mesma quadra para a qual vamos nos mudar semana que vem: "Gostei das cores das paredes do apartamento de vocês. Estou passando agora ao lado dele". Agora dá para entender melhor porque o povo que costuma fazer caminhadas na calçada ao lado do bloco costuma levantar a cabeça cada vez que passa por lá. Sem saber, a gente estava "dando bandeira" com tanta bandeira!

Eu e Humberto fomos escolhendo as cores por puro gosto pessoal. Uma das paredes da sala é vermelho-escuro, meio que imitando a sala da casa de um de meus tios de Lima. As demais daquele recinto são brancas. Gostei muito da cor e, felizmente, quando fui mostrar a Humberto a tonalidade numa loja, ele também gostou. Só depois é que me dei conta: branco e vermelho são as cores tanto da bandeira do Peru, como da bandeira da Suíça, pátria de um dos avôs dele. Feliz coincidência colorífica que une duas famílias de diferentes países! Fora o fato de, também sem querer, acabar homenageando um de meus tataravôs com o "discreto" panorama Rouge, Blanc et Bleu. Isso me faz lembrar o que disse uma vez um amigo meu: "Os antepassados vivem nos soprando palavras ao vento...". Tô achando que eles sopram também percepções estéticas...

Crédito das fotos: eu mesma.

4 comentários:

Lu disse...

Fraternitè, egalitè, libertè!

"A fraternidade é vermelha"
"A igualdade é branca"
"A liberdade é azul"

Trilogia às avessas!!!

Beijocas!!!

Unknown disse...

É.... se tivessem pensado nesses detalhes não teria dado tão certo.... 8^)
Como dizem, nada é por acaso... Há sempre uma razão para coisas acontecerem, mesmo que não tenhamos plena consciência disso naquele determinado momento... 8^)

Anônimo disse...

Gostei mto dessa mistura de países, é a tua cara! Quero ver tudo pronto depois. Beijão guria!

Anônimo disse...

As cores são muito bonitas. O importante é que o apê vai tar a "cara" de vcs! Vai ficar lindo!