quinta-feira, 30 de julho de 2009

Apu Qun Tiqsi Illa Tecce Huiraqucha Pachayachachic !


Agora vou deixar um pouquinho a selva (mas prometo que volto!) para relembrar um fato bem pitoresco ocorrido na sierra. Estávamos num de meus lugares preferidos dessa região: a cidadezinha de Ollantaytambo, a 60 Km de Cusco, no Vale Sagrado dos Incas, subindo as terraças. Paramos todos numa das mais altas para ouvir algumas explicações de nossa guia. Lá pelas tantas, ela resolve nos "ensinar" o nome completo do Deus Viracocha em quechua, e pronuncia:

Apu Qun Tiqsi Illa Tecce Huiraqucha Pachayachachic


(ou algo mais ou menos assim...)



Estranhamente, quando ela chegou no "Qun", apareceu um vento muito forte, do nada. Tão forte que não deu para escutar mais quase nada, só a última sílaba. Todos nós nos entreolhamos com aquele ar de "como assim?". Se estivéssemos em recinto fechado, juraria que alguém havia acionado o botão do controle remoto de um ventilador gigante ou coisa parecida.


Depois dessa, continuamos nosso passeio: subimos um pouco mais, tomamos fotos, fomos a um canto, fomos a outro, para depois descer as enormes terraças. Volta e meia, aparecia o tal vento misterioso de novo, sempre da mesma forma, sem graduação de intensidade: sempre forte e repentino. Brinquei com Humberto dizendo: "Acho que são os outros guias pronunciando o nome completo do deus Viracocha..." Dali a pouco, olhei para uma montanha e encarei o que parecia ser um rosto gigante nela, que dizem ser a representação do tal Viracocha e teria surgido após um terremoto. E parece até que ele está soprando! Pensei com meus botões: "Será?!..."

E então, o que vocês acham?! Vejam a imagem aí ao lado e digam se veem o mesmo que eu...

2 comentários:

lilly disse...

vejo um rosto raivoso
a parte de cima parece homem, mas embaixo, nariz e queixo, leão
sei lá
mas é lindo.
e tb assustador...

Daniel Savio disse...

Hua, kkk, ha, ha, não dúvide de nada, mas parece ser um rosto sim...

Fique com Deus, menina Sil.
Um abraço.