terça-feira, 21 de julho de 2009

A terra treme e Humberto toma banho tranquilamente

Aqui uma escola e uma igreja na cidade de Ica, ainda com marcas
indeléveis de terremotos passados.

Parte da escola destruída.
Fachada da escola.
Uma igreja com parte da torre e do muro danificados. Prédio da Alcaldia (prefeitura) de Ica.

Os tremores de terra nos perseguiram durante toda a viagem: dias antes de chegarmos em Arequipa, houve um nessa cidade. Um dia depois de sairmos de Cusco, houve outro aí e durante nossa saga aventureira outros mais que não me lembro agora. Efetivamente, só um deles "nos pegou" e de maneira quase imperceptível, em Ica, no sul do Peru.

Humberto estava quase entrando no banho e eu acabando de me arrumar, quando a apresentadora do telejornal matutino de repente fica em silêncio, dá uma olhada para os lados e diz: "Parece que houve agora um tremor de terra, vamos ao intervalo comercial". Ao mesmo tempo em que a moça para, vimos as pás do ventilador de teto de nosso quarto no hostal balançarem de leve. Na volta do comercial, a apresentadora diz: "Tivemos um movimento telúrico próximo à cidade de Ica". Depois dessa, Humberto foi tranquilamente tomar seu banho e eu, levemente preocupada, fui escovar meus dentes olhando para o ventilador, nosso "instrumento medidor de tremores". Se este começasse a balançar com mais força, correríamos para a rua. Falei a Humberto: "Olha, é bom você acabar logo seu banho, viu, se der um mais forte a gente corre". Ele, naquela calma mineira, avisa: " Em caso de emergência, antes pelado e limpo na rua, do que pelado e sujo...".

Mais tarde, ainda durante o jornal que assistíamos, ficamos sabendo que a intensidade do tremor havia sido de 5.4 graus, nada mal para um primeiro contato do Humberto com esse tipo de coisa, mas ele confessou que ficou meio decepcionado, esperava mais "ação" de um terremoto desse nível (!!!!!!!).

3 comentários:

Soraya Sabino disse...

Ha,ha, ha Sil o comentário do Humberto é demais!! Antes enfrentar um tremor limpo que sujo! Ha,ha,ha!!!!

Daniel Savio disse...

Hua, kkk, ha, ha, fala sério, usar um ventilador para medir tremor de terra?!

Mas e vi algo de diferente na fauna, algo além do cachorro "pelado"?

Fique com Deus, menina Sil.
Um abraço.

Unknown disse...

kkkkk.... adorei essa...... risos