segunda-feira, 27 de julho de 2009

Hortênsias na amazônia peruana: dissonância cognitiva

Serpenteia o rio entre as montanhas amazônicas...


Serpenteia a estrada entre as montanhas amazônicas...

Serpenteamos nós na selva para tomar banho no rio...
Vejam o tamanho dessas folhas!

Serpenteia a cachoeira Véu de Noiva, próxima à cidade de Aguaytia, na rocha...
O homem "pequenininho" que aparece aí no pé da cachoeira é o Humberto.

Ontem à noite sonhei que ainda estava na selva peruana. Por isso, hoje me deu vontade de começar a contar um pouco sobre nossos dias lá. Tenho muito carinho por essa região, pois nela se encontra parte da origem de minha família. Por falar nisso, meu próprio nome a carrega consigo, pois "Silvana" significa " que veio da selva" e "Isabel" era o nome de minha avó paterna, nascida na selva, registrada em Iquitos.

No caminho entre Tingo Maria e Aguaytia*, a gente se deleita com a paisagem: como se já não bastassem montanhas altas com vegetação exuberante enchendo nossa vista, volta e meia nos deparamos com pequenas cascatas brotando em meio àquele verde intenso...algumas nem se importam com a rodovia e se derramam ao lado dela, sem pudor. Outras são totalmente "abusadas"mesmo: já quase chegando em Aguaytia há um túnel no qual há duas cascatinhas: uma bem pequenina e outra um pouco maior. Um de meus tios até aproveita os finais de semana para ir lavar seu carro dentro desse túnel (!!!!).
A selva é realmente surpreendente. O clima estava bem quente, mas quando passávamos de carro em partes mais altas das montanhas que estavam cobertas por nuvens, baixava uma friaca danada. Era como se, em questão de segundos, passássemos do calor das selvas para o frio andino. Mas, mais estranho ainda para nós era ver a profusão de hortênsias nesses lugares. Para mim, soava como uma "dissonância cognitiva", já que no Brasil estamos acostumados a esse tipo de flor bem longe da Amazônia...ou, de repente, em alguma parte da selva daqui talvez até existam também hortênsias, não sei....pelo menos a imagem que tenho dessa flor é que ela se encontra mais facilmente lá no sul.....pena que esqueci de fotografá-las.

Para mim, uma das coisas boas de viajar é a possibilidade de romper com estereótipos, por meio de observação dos lugares realmente como eles são!

*Para quem assistiu ao filme Diários de Motocicleta, é o seguinte: a cidadezinha de Aguaytia fica a umas duas ou três horas de carro de Puccalpa, capital do departamiento (estado) de Ucayali, onde foram gravadas algumas cenas do filme (entre elas, aquela em que o médico pergunta ao Che e seu amigo o que acharam do livro que havia escrito). Puccalpa fica apenas a 216 Km de Cruzeiro do Sul, no Acre, e atualmente os governos estão buscando várias vias de integração comercial e cultural entre as duas regiões.

Nenhum comentário: