terça-feira, 11 de agosto de 2009

Brincando com a água no Parque de la Reserva, em Lima

Nesses dias de umidade relativa do ar por volta dos 20% aqui em Brasília ou até abaixo disso, nas horas mais quentes do dia, venho me lembrando muito de um de meus lugares prediletos em Lima, lá no Peru: o Parque de La Reserva. Nesse parque está o Circuito Magico de las Aguas, que conta com 13 fontes ornamentais muito lindas. É o maior conjunto de fontes do mundo num parque público, e também onde podemos encontrar o maior jorro de água do mundo (80 metros), segundo o livro do Guiness de recordes mundiais. Duas das fontes são interativas, ou seja, a gente pode se meter lá dentro para brincar de fugir da água (ou se molhar, aí depende da vontade de cada um).

Nesse vídeo aí acima, filmado pelo Humberto, eu e meu primo Alex fomos brincar numa delas. O intuito é você ir chegando cada vez mais para o centro das fontes, único lugar seco dali, sem se molhar. Nem sempre dá para se adivinhar o movimento exato que elas fazem, isso fora alguns jorros de água sacanas que aparecem de surpresa atravessando o caminho ou os jorros de vapor...é muito divertido! Consegui me safar dessa quase sem me molhar, só a barriga de minha perna direita foi atingida.

Nesse mesmo parque, quase todas as noites, há um espetáculo muito lindo no qual um agrupamento de fontes baila ao som de músicas diversas, em coordenação com luzes, raios laser e algumas projeções de imagens nas águas. Tudo isso é controlado por meio de um software de computador. Para quem for a Lima, é um dos lugares imperdíveis que eu recomendo para ir à noite. Tenho um montão de fotos e outros vídeos feitos lá. Outro dia coloco mais um pouco desse material aqui para compartilhar com vocês.

Bem que nosso governo do DF podia tentar criar algo parecido. Bom...se ressuscitassem várias fontes que andam desligadas aqui em Brasília já seria ótimo...

3 comentários:

Bety disse...

Que lugar lindo e que água cristalina, mto tri!!
Bjs querida!

Stella disse...

Sil, adorei este parque, muito divertido. Aqui em SP temos a fonte do Ibirapuera com as águas dançantes, coloridas, lindas, mas nada tão interativo. Este de Lima é muito grandioso. Maravilhoso! E vc se saiu muito bem!!

Daniel Savio disse...

Andou por um lugar bem interessante...

Na verdade, lugares interessantes...

Fique com Deus, menina Sil.
Um abraço.