domingo, 2 de maio de 2010

Itaipu: o gigante binacional Brasil e Paraguai

Em nossa viagem, aproveitamos para também visitar a Usina Hidrelétrica de Itaipu Binacional Brasil-Paraguai. Ficamos impressionados, pois sabíamos que essa Usina é grande, mas somente ao chegar lá vimos o tamanho real de Itaipu. O adjetivo "grande" não retrata nem de longe o que é aquela obra assustadora de Engenharia...ela é gigantescaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa, parece um universo a parte.  A visita guiada foi bem interessante. Confesso que fiquei na tentação de apertar vários botãozinhos e puxar várias alavancas de alguns painéis de controle de lá...mas, claro, fiquei comportadinha na minha admirando tudo. Já Humberto não se aguentou e resolver fazer uma travessura. Em certas tantas, viu uma garrafa térmica com café num canto. Todo faceiro, começa a caminhar em sua direção. Tomo o cuidado de avisar: "Humberto, isso aí deve ser para os funcionários, não é para nós...". Quem disse que ele me ouviu? Quando já estava com o copinho cheio na mão, apareceu um deles do nada alertando: "Senhor, este café é para consumo interno". Depois que o moço foi embora, Humberto vira pra mim e comenta: "Ah, mas o uso que estou fazendo desse café é interno mesmo, não vou tomar banho com ele...". Como se não bastasse, ainda se queixou: "Ah, mas esse café está doce demais...".

Essa é a filosofia dos quatis, lindos animaizinhos selvagens que já renderam dois posts aqui no blog: se apoderam do que é dos outros e ainda reclamam... Ainda estou apanhando dos mecanismos para colocar fotos neste blog. Por isso, não consegui colocá-las acima na sequência que gostaria. Mas, só para esclarecer: as fotos com água são todas do vertedouro, que serve para controlar o nível de água da barragem. Vocês podem ver aí uma foto mais distante do vertedouro e duas feitas de cima para baixo.

3 comentários:

Clara Alvarenga disse...

Caracas, só fui ter noção do tamanho daqueles "canos" quando vi sua foto perto de um deles!!!!!!!!!!!

que grande!!! O_O

Quero conheceeeeeeeeeeerr!!

Clara super feliz com as novidades da sua viagem! =)

bjoos

Stella disse...

Que bom que vcs conheceram "o gigante". A viagem foi bem proveitosa. Adorei as fotos. Ah, gostei tb da filosofia dos quatis. Humberto aprendeu direitinho, rs.

Daniel Savio disse...

Hua, kkk, ha, ha, mas era para uso "interno" (vulgo era apenas para o pessoal que trabalha lá)...

Mas é interessante conhecer ums lugares assim.

Fique com Deus, menina Sil.
Um abraço.