sexta-feira, 25 de junho de 2010

Fiesta de San Juan na selva peruana e festa de São João no Brasil







Ontem foi dia de São João ou San Juan. Aqui no Brasil, foi comemorado país afora com as festas que vocês já conhecem. Lá na região da selva peruana (Amazônia), de onde se origina grande parte de minha família do lado paterno, sempre acontece também uma grande festa. Na fiesta de San Juan, o povo costuma comer o Juane, prato típico desta data, feito à base de frango e arroz, tomar banho nos rios e curtir muita música também característica de lá.

Pra fugir do lugar comum de mostrar vídeos das músicas que aqui todo mundo conhece, resolvi botar três com diferentes São João ou San Juan musicados. Um deles traz uma música muito tocada na fiesta de San Juan lá no Peru, com o histórico grupo Juaneco y su Combo, de Puccalpa. O estilo deles, segundo alguns, é uma exótica mistura de The Doors com tambores indígenas. O outro traz a canção "Uma noite de São João", gravada por Kleiton e Kledir. O terceiro traz "Noite de São João", cantada por Vítor Ramil, irmão caçula dos dois anteriormente citados. A imagem de alguns vídeos não está lá aquelas coisas, mas vale a pena escutá-los para ver como é interessante o fato de um tema ou uma data festiva poder ter as mais diversas variações.

OBS: Vale lembrar que, para ver/ouvir os vídeos acima, é bom clicar no botão de pausa de meu Mixpod, à esquerda do blog.

Um comentário:

Daniel Savio disse...

Cara região acaba tendo o seu jeito para comemorar uma data, isso que demonstra toda criatividade humana (através da pluridade)...

Fique com Deus, menina Sil.
Um abraço.