quinta-feira, 24 de junho de 2010

Show do Tavito: um de meus presentes de aniversário

Eu, Tavito e Aline Mariano.

Esse texto é para ler ouvindo a canção Rua Ramalhete, que está no meu Mixpod aí do lado esquerdo. É só localizá-la e deixar tocar...


Anos atrás, lá pelos idos de 2004 ou 2005, não lembro bem, comecei uma amizade virtual com o cantor e compositor Tavito que, junto com o Ney Azambuja, compôs uma das músicas mais lindas que já curti e curto na vida: Rua Ramalhete, isso sem contar tantas outras como "Começo, Meio e Fim"; "Casa no Campo", eternizada pela voz de Elis Regina e mais um monte. Isso sem contar a porção de jingles publicitários criados por ele como o do Cremogema, do CCAA e aquela musiquinha de Copa do Mundo da Rede Globo, entre várias. A culpa, para variar, foi do Orkut. Tudo começou de uma maneira meio estranha. Havia mandado um scrap ao Fernando, um amigo meu, perguntando se ele tinha a cifra simplificada para violão da música Rua Ramalhete. Ele me responde então enviando uma por e-mail e dizendo que tentaria ver se tinha alguma simplificada em casa. Para minha surpresa, no dia seguinte, vejo no "rastro" do Orkut, entre as pessoas que recentemente haviam visto minha página, que um tal de "Tavito Carvalho" havia me "espiado". Pensei: não pode ser! Como ele chegou até meu Orkut?

Com a pulga atrás da orelha, fui examinar o Orkut do tal "Tavito Carvalho". E não é que parecia ser do próprio Tavito? Fiquei desconfiada, pensei ser um fake. Mas quanto mais ia examinando aquele Orkut, mas eu me convencia que parecia se tratar do "Tavito de verdade". E era! Mandei um primeiro scrap para ele e, desde então, começamos a nos corresponder. Ao mesmo tempo, Rose e Stella, amigas de Sampa, também "engrossaram o coro" de amizade com ele. Elas passaram a ir aos shows do Tavito e do saudoso Zé Rodrix com frequência, iam me contando as novidades e sempre comentavam como eram simples e calorosos.

Em 2006, ele chegou a fazer um show aqui em Brasília mas, infelizmente, eu estava viajando. Finalmente, semana passada, pude conhecê-lo ao vivo e ainda assistir a dois shows dele e sua banda na mesma data, dois dias antes de meu aniversário. Fiquei meio hipnotizada, também pudera: várias de suas músicas me remetem ao tempo de minha adolescência e relembrar esse período é muito bom! No show da noite de sexta-feira, acho que me empolguei na hora do Rua Ramalhete e até levei uma bronquinha do Humberto, que, defendendo Tavito, disse aos meus ouvidos : "Ei, deixa ele cantar, né...". Fiquei vermelha feito um pimentão e comecei a cantar num tom de voz mais discreto...

Admiro demais artistas que, além de serem ótimos músicos, são super simples e nos passam aquela impressão que já nos conhecem de longa data, como é o caso também de Kleiton e Kledir Ramil, que também viraram presentes de aniversário para mim dias atrás. Justamente por serem assim, gente como a gente, é que passamos a ser ainda mais fãs deles. E melhor ainda quando nos brindam com amizades extras, como é o caso tanto dos irmãos Ramil como do Tavito e outros músicos mais que, aos poucos, vou citando por aqui. Por falar nisso, agradeço à Celina, esposa do Tavito, e Mônica, amiga deles aqui de Brasília, pela atenção que nos deram na semana passada e pelo gostoso cafezinho com pão de queijo!

Se eu descobri como Tavito veio parar em meu Orkut? Acho que nunca vou desvendar isso. O próprio também não se lembra. Mais uma para a série "Mistérios do ciberespaço"....


Crédito das fotos: a primeira de cima para baixo, Humberto. A segunda, não lembro se foi Celina ou se foi Mônica. Por favor, manifestem-se.


3 comentários:

Rebeca Rocha disse...

Legal '-'

Daniel Savio disse...

Mesmo megamente atrasado, feliz aniversário Sil =P

Fique com Deus, menina.
Um abraço.

Stella disse...

Sil, o Tavito é destas pessoas que surgem em nossas vidas pra nos trazer mais felicidade. Cada encontro com ele e com sua linda família me deixa muito contente com a simpatia com que me trata e aos outros tb. Ele é uma pessoa linda e talentosa. Vc teve um maravilhoso presente de aniversário!