domingo, 13 de abril de 2008

Preconceito contra Brasília: vamos parar com isso???

Gente, hoje recebi um email no qual encontrei a seguinte frase preconceituosa: "As leis feitas pelos corruptos de Brasília podem valer algo?". Aproveito para criticar esse estereótipo horrível, preconceituoso e burro que vigora Brasil afora em muitas conversas de bar a respeito de nós, brasilienses. Gostaria de lembrar a quem costuma se referir a Brasília como "antro de bandidos" ou coisa parecida, que muitos dos senhores eleitores de outros estados é que são os responsáveis pelo envio da maioria absoluta dos políticos corruptos para cá. E nós temos que aguentá-los!!! Os nossos são uma parcela mínima no cômputo geral do governo (ainda bem!). Qualquer pessoa com o mínimo de conhecimento sabe disso.

Posso não morrer de amores por esta cidade, mas reconheço que esta é uma das melhores do Brasil para se viver. Aqui ainda há uma razoável qualidade de vida em comparação a outras várias cidades. E inclusive aqui, por exemplo, boa parte dos motoristas respeita o pedestre quando ele atravessa na faixa de segurança. Aliás, isso até causa espanto em gente de outros estados. Garanto que boa parte dos críticos ignorantes que costumam se referir a Brasília como "antro de corruptos" certamente jamais conseguiriam se adaptar a esta boa norma de educação e civilidade. E tem mais: aqui pouco se buzina, enquanto na maioria dos grandes centros o incômodo sonoro ajuda muita gente a chegar a altos índices de estresse...

Confesso que fico aliviada quando converso com estrangeiros e digo que moro em Brasília pois, geralmente, as referências que eles tem daqui são outras: a de uma das cidades mais modernas do mundo, de arquitetura arrojada, coisa e tal.
Gente, brincadeira é brincadeira. Preconceito é preconceito!

Malditos estereótipos...

Crédito da Foto: Augusto Areal, fonte: www.infobrasilia.com.br

3 comentários:

Anônimo disse...

tem razão ,tem toda razão.

Unknown disse...

Apoiado, Sil!!! 8^)

Anônimo disse...

Do que adianta os motoristas respeitarem os pedestres se... Brasília não foi feita para pedestres? Pedestres são respeitados em Brasília? Há pedestres em Brasília?

Felizmente a história da faixa deu certo, porque a sociedade civil se uniu para mudar as estatísticas, já que Brasília era a cidade com o maior número de atropelados. Pudera, uma cidade individualista, onde todos ficam em seus carrinhos e só se encontram em shopping centers e festinhas...