segunda-feira, 27 de outubro de 2008

A Dança do Alcatraz deu o que falar na festa

Não, não é uma nova dança baiana do tipo Axé Music...A Dança do Alcatraz é uma das manifestações culturais afro-peruanas típicas do litoral. Eu a chamo aqui em casa de "Dança do fogo no rabo" pois seu objetivo é tentar botar fogo no lencinho branco que está pendurado no traseiro de outra pessoa. Dizem que o ideal é a pessoa "atingida" tentar apagar esse fogo simplesmente rebolando, rebolando sem parar, apesar de o rapaz do vídeo do Youtube aí abaixo ter feito isso de uma maneira mais prática. Dizem que essa dança simboliza o acender da chama da paixão. Bem, realmente, ela é bem sugestiva.

Estávamos na festa de aniversário de nossa amiga Patrícia, no sábado, quando o assunto dessa dança apareceu num papo entre amigos. Causou um rebuliço danado. E isso que ninguém dançou o alcatraz, só conversou sobre. Imaginem o dia que resolverem dançar... Mas, por favor, se fizerem isso, avisem o Corpo de Bombeiros para ficar de prontidão em caso de excesso de animação dos bailarinos...

Por falar nisso, há uma amiga nossa, assídua leitora deste blog (será que posso divulgar seu nome?) louca para visitar o Peru a fim de bailar o alcatraz com um rapaz. Diz ela que o fogo pega mais fácil lá do que aqui...



4 comentários:

Rose de Sampa disse...

Entendi!
Quer dizer, mais ou menos...
Parece que o rebolado é pra não conseguir acender e não pra apagar...
Mas essa foi a impressão com que fiquei. Não sou muito boa pra detalhes folclóricos! heheeh!
A "amiga" que não se pode dizer o nome não ta com um travamento de coluna como eu, pra ir fazer a Dança do Alcatraz com "um" rapaz, não né?
Uff! Quanto mistério! rsrssr!

Anônimo disse...

HAHAHAHAHA.. Que perigo!!

Anônimo disse...

Bueno esta practica solo es con esa canci{on, la cuestion es prender el pañuelo y luego con el movimiento de caderas lo apagas, pero antes que llegue a tu ropa, en fin si no lo logras apagar lo sacas con la mano.

Unknown disse...

Será q me arrisco a dizer quem foi?! 8^D
Eu penso q poderia se dizer quem foi a pobre moça.... risos.....

Jesus me chicoteia!!!!! UUUUiiii....