segunda-feira, 20 de outubro de 2008

Outubro com jeito de agosto

Coisas da cultura peruana: o turrón, o chá de coca e San Martin de Porres (conhecido no Brasil por São Martinho de Lima)


Ontem estava escrevendo para uma amiga minha de Sampa, a Rose, contando como nosso mês de outubro anda difícil. Para nós, a fama de agosto se transferiu para outubro. E, curiosamente, ela comenta que para ela e vários outros amigos, acontece o mesmo.

Enquanto escrevia, lembrei-me que outubro, no Peru, não tem boa fama. É como se fosse o "agosto" de lá, considerado o mês dos tremores de terra, apesar de eles poderem ocorrer em qualquer época, praticamente. Mas, ao mesmo tempo em que uma auréola de temor envolve esse mês, é a época de se comer o turrón, o doce que está na foto.

Esse doce deu tão certo por lá que existem algumas lojas em Lima que o vendem durante todo o ano. Há até indústrias que exportam cada vez mais o produto para Estados Unidos e países da Europa. Ou seja, o turrón, além de ser doce muito apreciado pelos limenhos, gera renda para o país.

O amargo e o doce: isso me pareceu a própria metáfora do lado bom e do lado ruim da vida juntos...

Crédito da foto: eu mesma.

2 comentários:

Anônimo disse...

MI prima querida se ve que te quedo eso, pero de las costumbres de uctubre pero debo de realizar una correción, el mes que celebramos el mes de San Martin de Porres, es el mes de noviembre, pero en octubre estamos celebrando el dia del Señor de los Milagros.

Silvana Isabel disse...

Primo, no fue una correción, lo que hicieste precisamente fue añadir las informaciones de mi post. Muchas gracias!
Yo me he acuerdado de las celebraciones de San Martin, en noviembre, y del Señor de los Milagros(fue en fin de semana pasado, que pena yo no estar ahi). Lo que pasa es que, por un acaso, en la foto mia, el santo queria comer el turrón y tomar un poco del té de coca, entonces puso todos juntos, jajajajaj......

Besito! :)