terça-feira, 14 de julho de 2009

Cuy Chactado: choque estético, mas sabor ótimo!

Hummm, que delícia...
Um close no Cuy Chactado...

Só sobrou a cabeça...


Na cidade de Arequipa, resolvi almoçar Cuy Chactado, um dos pratos típicos do Peru. Humberto provou um pedaço da exótica iguaria e gostou, confirmando o que eu já disse várias vezes e muitos não acreditam: o gosto é bem parecido com o de frango. Chactado, melhor ainda, porque a pele fica meio crocantezinha, uma delícia! O Rui não teve coragem de experimentar. Acredito que o aspecto estético pra ele foi mais forte que o do sabor...
No Peru, o Cuy, ou porquinho da índia para os brasileiros, é um prato relativamente comum, apesar de nem todos os peruanos apreciarem. Minha prima Sofia, de Lima, por exemplo, não gosta nem de ver. Já seu irmão, Alex, que é médico veterinário, teve recentemente uma pequena criação desse animal. Ao perguntar dias atrás o que ele fez com sua pequena "coleção de cuys", ele me respondeu prontamente: "Eu e meus pais a comemos".
Ontem, no Orkut, me diverti muito com os comentários que apareceram sobre essas fotos. Mas uma das mais engraçadas foi de nosso invencível e divertido companheiro de viagem Rui, em relação à foto dos "restos" do Cuy Chactado: "Toda vez que vejo o Cuy me lembro da Sil. Agora, toda vez que vejo a Sil me lembro do Cuy..pelo jeito, este já se foi!"
Humberto aproveitou para defender meu exótico paladar:"Ué, gente? Coreanos comem cachorro, chineses comem espetinho de escorpião, russos adoram "orgasmo de peixe", franceses amam as suas lesminhas... Qual o problema de comer um "leitão à pururuca" em miniatura?!!! Viva a diversidade alimentar!"
Bom, lembrei-me daquela velha máxima: "Gosto não se discute". Acho que é por aí.
Mas quanto ao aspecto estético...Rui, quer dizer então que tenho cara de cuy?! Como assim?!
Crédito das fotos: Humberto.

5 comentários:

Ana Paula Pietroluongo - CRP 01/10839 disse...

Se não tivesse a cara e as patinhas eu até comeria tranquilamente....
mas comida com rosto eu não consigo...fico com dó do bichinho.... 8))

Beijos

Ana Paula Pietroluongo - CRP 01/10839 disse...

Fico imaginando essa coisinha antes peluda e felpudinha.... feliz na floresta....
ate hj nao consigo comer coelho pelo mesmo motivo!!!! imagino o ser branquinho e de pom pom no rabinho... pulando feliz....
é difícil para mim.... hehehe

jica disse...

Putz ! tenho pena...

Unknown disse...

Extremamente exótico para mim.... E não consigo comer pela mesma razão da Ana Paula!!!!!!! :-P

Stella Maris Bortolotti disse...

Sil, acho que eu não conseguiria comer não...