quinta-feira, 31 de dezembro de 2009

Feliz início de 2010 ou continuação de 5.517 na cultura Aymara



Hoje me lembrei que este será o segundo ano novo que comemoramos este ano. Calma, gente, tá certo que chego a ver coalas em cafés, mas desta vez o que escrevi não é efeito dessa bebida. É que em junho, lá do Peru, resolvemos dar um pulinho em Copacabana, cidade boliviana a poucos quilômetros da fronteira, para curtir o Machaq Mara (ano novo) da cultura Aymara, presente em parte dos países já citados e também em parte de Chile e Argentina. Esse festejo é no dia 21 de junho, data do solstício de inverno. Meu aniversário é no dia 20 de junho, portanto, no dia que é o "31 de dezembro" deles. Para mim, nem precisaria dizer, a data foi especial em dobro.

Agora cá estou "virando o ano novo de novo". E em fevereiro, tem o ano novo chinês...E por aí vai...acho que se a gente for pesquisar direitinho deve existir vários "anos novos", de diversas culturas e etnias, todos os meses. Mais desculpa para festar e se renovar...

Desejo a todos os internautas que volta e meia me dão a honra de ler as maluquices que escrevo um 2010 ou uma continuação do ano 5.517 da cultura Aymara muito inspirador, repleto de novas descobertas! Para festejar, coloquei aí acima um vídeo do grupo chileno illapu com uma mensagem bem apropriada para este início (ou continuação) de ano.

3 comentários:

Stella Maris Bortolotti disse...

Sil, vc já tinha comentado comigo sobre este dia "21 de junho". Bem interessante. Aqui em SP, há muitos judeus que comemoram seu ano novo em setembro (se não me engano) e guardam o Dia do Perdão. Sei porque algumas empresas cujos donos são judeus dão folga para os funcionários neste dia. Ainda há o ano novo dos mulçumanos tb, né? Bom, mas o nosso é este:2010. E ele começa amanhã: 01.01. Então, Feliz ano novo pra vc e pra todos os seus e meus amigos. Bjs!
Ah, que saudade do Illapu!

Daniel Savio disse...

Só aproveita para se divertir...

E feliz ano novo =P

Fique com Deus, menina Silvana.
Um abraço.

Blog da web 2.0 disse...

beleza, então segundo esse calendário o ano de 2012 já passou e o mundo não vai acabar. O Rio vai sediar as olimpíadas. Socorro, éo fim do mundo.