segunda-feira, 7 de janeiro de 2008

Exercício básico para dietas: ler o rótulo de produtos industrializados


Ontem estava degustando um desses salgadinhos de pacote. Por curiosidade, resolvi ler a lista de seus ingredientes: fécula de mandioca, farinha de trigo fortificada com ferro e ácido fólico, óleo vegetal, farinha de arroz, condimento preparado sabor camarão, suco de limão, leite, glutamato monossódico e inositato de sódio, aromatizante, cebola(alimento tratado por processo de irradiação)...enfim, cansei de listar aqui os ingredientes (ao todo são 18 deles!). Se alguém estiver a fim de fazer regime aí, recomendo um exercício básico, que pode ajudar tanto quanto os exercícios físicos: botar a curiosidade em prática, lendo os rótulos desses alimentos industrializados.
Quando me deparei com a tal cebola irradiada, confesso que fiquei meio preocupada. De imediato, surgiram em minha "vídeo-mente" imagens de uma cebola fosforescente, com uma carinha assassina. Inositato de Sódio? Isso parece xingamento, assim como o "glutamato monossódico", presente em vários saquinhos de temperos.
Para quem quiser saber o que é um alimento irradiado, visite o site da Faculdade de Ciências Farmacêuticas da Universidade de São Paulo. À primeira vista, não parece ser algo danoso à saúde. Mas, sabe-se lá, né. Confesso que fico sempre meio desconfiada com essas coisas...só sei que se essa minha percepção continuar assim, vou acabar virando vegetariana absoluta e arrumando um jeito de plantar uma horta suspensa nas janelas do apartamento onde moramos, para saber direitinho o que realmente estou comendo.
"Viver é perigoso" diz Riobaldo, personagem de "Grande Sertão: Veredas", do Guimarães Rosa. E eu parafraseio o Riobaldo, escrevendo: "Comer é perigoso"....

2 comentários:

Anônimo disse...

Sil querida,

Comer é perigoso??? Bom... depois que eu li o seu texto, realmente, a curiosidade seria interessante nos casos de alimentos industrializados... Mas já que a paráfrase está em moda no seu texto, aí vai um: o que a gente come e os olhos nao leem, nada de faz acontecerá! rs

Beijos,
Guilherme

Anônimo disse...

Ah está realmente difícil decifrar a paráfrase! Enfim, escrevi muito rápido e acabei comendo umas palavras!
Aí vai a correta: o que a gente come e os olhos nao leem, nada de ruim acontecerá.
Bom... na verdade essa paráfrase é daquela famosa frase "O que os olhos não veem o coração não sente" rs
Beijos