sexta-feira, 8 de janeiro de 2010

Boas lembranças que a neve traz



Ontem recebi e-mail de uma amiga que foi passar algumas semanas na Espanha para estudar. Fiquei muito contente por ela, pois chegando lá, logo de cara, conseguiu realizar um de seus sonhos: ver neve caindo. Tomo a liberdade de transcrever aqui um fragmento de sua mensagem:

NEVOU... pela primeira vez vi neve caindo e pintando a paisagem! Bela recepção! Por isso já teria valido a pena ter vindo!

Lembrei-me que eu e Humberto passamos por nossas primeiras nevascas em 2008, só que no sul do Chile. Foi emocionante e engraçado até. Estávamos num pequeno grupo, dentro de um veículo, subindo até o sopé do Vulcão Villarica, para, a partir daí, escalar o dito cujo até onde desse. Eu estava com os olhos bem abertos para prestar atenção no início do trecho da estrada com neve. Dali a pouco, fiquei eufórica como uma criança: comecei a ver alguns "pedaços de branquinho" no chão. Mais um pouquinho só e a estrada ficou "estilo OMO" (branco total radiante!). Para minha alegria, tivemos de parar num trecho da estradinha para o motorista botar correntes nos pneus, pois estava quase impossível seguir adiante. Aproveitamos todos e descemos. Confesso que me deu aquela emoção e a sensação de "pisar num planeta desconhecido". Andei para um lado, andei para o outro, fiz bolinha de neve, joguei em alguém, até botei a dita cuja na boca, realizando um sonho de infância. Para completar, senti que "começou a chuviscar" ali. Chuviscar?! Acontece que não era bem isso o que estava acontecendo. Olhei mais atentamente para aquela "garoa estranha" e descobri que, afinal de contas, pela primeira vez na vida estava vendo neve caindo bem fininha (putz, me arrepiei com a lembrança...). Só de estar ali já estava transbordando de felicidade, confesso que nem me ocorreu a probabilidade de ver neve caindo naquela viagem, tinha a expectativa de vê-la apenas "comportada", amontoada em montanhas e vulcões.



E não é que dias depois a situação se repete, mas com muito mais intensidade no sopé do Vulcão Osorno, perto de Puerto Varas? Sabe-se lá porque vários brasileiros que estavam conosco foram se esconder na Cafeteria (!!!!). Eu e Humberto não estávamos nem aí, ficamos do lado de fora curtindo aquele espetáculo tão diferente para nós. Ao contrário da "garoazinha estranha" do Villarica, aquela do Osorno veio com força total! Foi o máximo sentir os flocões branquinhos caindo em nós e até fizemos nosso primeiro boneco de neve (outro sonho de infância realizado!).

Obrigada, amiga, pois compartilhando tuas impressões em seu e-mail você me fez lembrar também bons momentos que vivi e assim, literalmente, ajudou a esfriar minha cabeça que hoje à tarde andou meio quente.

Crédito das fotos: a de cima, Humberto. A de baixo, não lembro quem foi.

Um comentário:

Daniel Savio disse...

Não aproveitou para fazer um anjo na neve?

Tenho de vontade de fazer um anjo (aquele de deitar no chão e ficar subindo o braço e descendo para fazer as asas)...

Fique com Deus, menina Sil.
Um abraço.