sábado, 20 de novembro de 2010

Meu mico da bandeirinha no Rio de Janeiro

Este é o brochinho que comprei. Crédito da foto: Sofia Llanto López.

Esta é a bandeira original peruana.

Eu vivo pagando micos. Quando a prima Sofia e o Tio Miguel passaram uns dias aqui no Brasil em setembro, meu repertório "mical" só aumentou (e muito!). Um deles foi o da bandeirinha. Estávamos aguardando nossa vez de subir no trenzinho do Corcovado, lá no Rio de Janeiro, quando resolvi ir rapidinho num quiosque comprar um brochinho com duas bandeiras: uma do Brasil e outra, supostamente, do Peru. Fiquei feliz da vida porque há muito tempo procurava o dito cujo com as duas bandeirinhas juntas. Comprei e fui mostrá-lo a Sofia.

Sofia olhou, olhou e, analiticamente, alertou que havia algo estranho ali. Perguntei se era a falta do escudo na parte branca que existe na bandeira original. Ela disse que era outra coisa. Para minha surpresa, explica que a direção das faixas vermelhas e da branca na bandeira peruana era outra. Aquela era a bandeira da Áustria (!!!!!).

Fico vermelha como as listas do brochinho e olhamos para cima. Havia um monte de bandeiras penduradas no teto de uma espécie de pavilhão na área de espera do trenzinho. E lá estavam, parecendo orgulhosas de si mesmas, tanto a bandeira do Peru, como a da Áustria, muito parecidas entre si.

Mais uma história para o patrimônio de narrativas cômicas da família...o que fiz com o brochinho Brasil-Áustria? Ah, vou pintar com esmaltes vermelho e branco a bandeirinha austríaca para que se naturalize peruana...nada contra a Áustria, mas é que sou fiel a meus objetivos.

3 comentários:

Daniel Savio disse...

Hua, kkk, ha, ha, menina, micos a gente paga sempre, mas o bom, que estamos sorrindo junto com aqueles que a gente ama...

Fique com Deus, menina Sil.
Um abraço.

Clara Alvarenga disse...

uahiuahuahiuah acontece moça!! rsrsrs E são mesmo muito parecidas!!!

Beijossss

Unknown disse...

Acontece, mesmo.... As bandeiras da Alemanha e da Bélgica devem passar por situação parecida. As duas tem as mesmas cores em suas bandeiras. O que muda, assim como no caso das bandeiras peruana e austríaca, é a disposição de suas listras. Em uma, elas estão na horizontal; na outra, estão na vertical. ;-)

Beijos e bom finzinho de domingo. Até mais. :-)