segunda-feira, 14 de janeiro de 2008

Macacos, mosquitos e jararacas em Brasília


Finalmente reabriram o Parque Nacional de Brasília para as pessoas frequentarem suas piscinas de água mineral, desde que tragam a identidade e o cartão comprovando que a vacina de febre amarela está em dia.
Hoje, a Polícia Ambiental Militar foi barrada na entrada do Parque pois seus agentes não portavam os cartões de vacinação. O intuito deles era soltar, na área do Parque, uma jararaca encontrada no asfalto, segundo o DFTV. Como não conseguiram entrar, disseram que iriam então soltá-la na região de Águas Emendadas.
Fiquei com vontade de perguntar aos policiais: "espera aí, no asfalto perto de onde vocês capturaram a jararaca? ". Como mesmo na área urbana de Brasília convivemos com muito mato (nem as regiões consideradas "nobres", como os Lagos Sul e Norte, e outras, escapam do matagal), ainda mais essa época quando os nossos gramados estão em ritmo lento de poda, fiquei meio preocupada. Será que além de nos preocupar com macacos e mosquitos, teremos de estar atentos também às jararacas urbanas? Prefiro curtir só minhas gatas de estimação.

5 comentários:

su parente souza disse...

Para os Urbanóides..
Aqui na grande cidade de São Paulo, começamos a conviver com a chamada "Febre Amarela Urbana"
Macacos me mordam, mas alguém pode me explicar:
a) quem é o mosquito urbano transmissor?
b) quais os sintomas?
c) se um bóia fria lá do interior de Rio Grande do Sul estiver de passagem por aqui ele poderá contrair este tipo de doença?

Obs. A Jararaca se salvou?
Tenho verdadeira paixão por cobras!

Anônimo disse...

Bom, bóia fria continua sendo gente em qualquer lugar, independente se está no meio urbano ou rural.
Alôôô!!! século XXI!!! Politicamente correto!

Anônimo disse...

kkkkkkkkkkkkk

su parente souza disse...

Guilherme, estava usando de um ...
Hummmmm! Vai lá ARQUÉTIPOIDE!
Quem é rico tem Ai pode e quem é pobre só se _ _ _ _
Alôôô... Conheço essa piadinha também...
Já ando nervosa esses dias e quase vim de olho roxo para casa no sábado..
Rrrrrrrrrr

Stella Maris Bortolotti disse...

Su, na febre amarela silvestre os mosquitos do gênero Haemagogus são os principais transmissores. O mosquito transmissor da febre amarela urbana é o Aedes aegypti, o mesmo da dengue. No Brasil, desde a década de 1949 não há transmissão urbana. Os casos confirmados são de febre amarela silvestre.Parece que pessoa que morreu com febre amarela aqui na grande SP, esteve no interior de Goiás (área rural), mas segundo os mais "entendidos" não há motivo para pânico...