quinta-feira, 5 de fevereiro de 2009

Hoje faz 42 anos que Violeta Parra morreu


Hoje faz 42 anos que Violeta Parra morreu. Visitar seu túmulo foi um dos momentos especiais para mim na ida ao Chile, ano passado, assim como foi encontrar o túmulo de Vitor Jara. Aliás, aquela visita ao Cemitério Geral de Santiago foi uma situação de paradoxos: um lugar que carrega consigo, naturalmente, muita tristeza e lembranças pesadas para muita gente mas que, de repente, me fez entender um pouco mais e de maneira contundente o significado da vida que brota com a morte...

Uma das músicas mais conhecidas de Violeta no mundo inteiro é "Gracias a La Vida", já gravada por muitos cantores. Não tenho certeza, mas talvez a interpretação mais famosa dessa sua canção seja a da argentina Mercedes Sosa.

Violeta: cantora, compositora, costureira, artista plástica, folclorista...infinitos talentos de uma grande mulher chilena! Quem quiser conhecer um pouco mais sobre ela, é só dar uma chegadinha no link marcado no seu nome.

Crédito das fotos: Humberto

Um comentário:

Anônimo disse...

Ô menina ! Belíssima lembrança !
Vi , em Corumbá , ao participar
do Festival da América Latina que aconteceu por lá , uma exposição
de Violeta Parra
com tapeçarias e quadros etc...me senti honrado pela possibilidade, e por conhecer um pouco das histórias
e canções desta compositora fiquei
emocionado.Acho que valeria a pena publicar o texto de Volver a los Diecisíete .Com tradução,os brasileiros PENSAM que sabem espanhol.Não sabem.
bj.
Jica