terça-feira, 16 de setembro de 2008

35 anos da morte de Victor Jara

Quase todos os espaços próximos ao túmulo são ocupados por algum tipo de homenagem
Um dos momentos mais emocionantes, para mim, na viagem ao Chile, foi nossa visita ao Cemitério Geral de Santiago. Jurei a mim mesma que não voltaria ao Brasil sem antes visitar os túmulos de Victor Jara e Violeta Parra. Por sorte, foi muito fácil ir ao Cemitério: há uma estação de metrô que desemboca já praticamente dentro desse lugar. Difícil mesmo foi achar o túmulo do Victor. Porém, com a ajuda de alguns funcionários do cemitério, sempre muito solícitos, nós o encontramos.


O banquinho: homenagem útil!
Na esquina da Avenida México com a Rua Los Retamos, bem próximo ao Pátio 160, está o túmulo de Victor Jara. Quando o achamos, fiquei emocionada e tive uma estranha sensação. Era quase como se eu o estivesse encontrando vivo. Sentei-me para fazer uma oração e não conseguia formular frase alguma mentalmente, num primeiro momento. Só olhava para aquele túmulo, rodeado de flores, bilhetes, cartas, homenagens várias de seus fãs. Até uma cadeirinha de corino branco havia sido fincada perto dali, com uma dedicatória de algumas fãs escrita a caneta. Tudo muito simples e contundente. Como ele.


Admirando a eloquência da simplicidade...
Queria bater uma foto na qual aparecesse claramente seu nome com as datas de nascimento e morte. Por isso, a eterna desajeitada aqui fez uma tentativa de mudar um jarrinho de flor de seu lugar, um estreito cantinho de cimento, ao lado do túmulo...quase derrubei o jarrinho. Era mais pesado do que aparentava. Depois desse quase desastre, deixei quieto e fiz algumas fotos "ao natural". Afinal, o melhor mesmo era mostrar seu nome abarrotado de flores, do jeito que estava. Depois, me deu vontade de deixar algo lá. Olhei em torno e descobri numa lixeira várias ainda em bom estado. Tirei algumas dali e coloquei ao lado daquelas que eu quase derrubei. Disse mentalmente a Victor: "Olha, desculpa, Victor...vim pra cá de mãos vazias mas queria te dar algo. Resolvi tirar da lixeira essas flores que ainda estão bonitas e coloridas e deixá-las aqui contigo, para simbolizar aquelas flores eternas, que não murcham e perdem o viço, que você, talvez sem saber, tenha espalhado pelo mundo afora, não só pelo Chile... ".


Saí do Cemitério diferente, com uma estranha sensação de paz. Podem me chamar de louca, mas tive a impressão que Victor sorria para mim.


Tentaram calá-lo, mas sua voz se fez mais forte em outras vozes mundo afora!





Crédito das fotos: Algumas, Humberto, outras Silvana.

5 comentários:

Anônimo disse...

Oi, minha lindinha.
Só queria lhe agradecer pelo prazer que me deste com este post.
Dobro mais uma esquina pelas mãos da Sil...pensando não apenas no Victor, mas em quantos somos Victor, quantos deles estão entre nós... e quanto dele podemos ser se desejarmos...
E finalmente consegui abrir sua página... Estava louca pra saber o que vc tinha escrito mas com medo de que a tentativa fosse mais uma vez frustrada. Fui até o fim! Que Deus lhe conceda a graça de sempre viver estas coisas maravilhosas e nos dizer um pouco delas!
E Um cheeeeeeeeeeeiiiro procês!

Anônimo disse...

Ah, não estava ligada na data... mas por coincidência coloquei músicas latinas do Victor, Gabino, Sílvio Rodriguez...

su parente souza disse...

Sou suspeita para falar qualquer coisa, afinal vivi um amor platônico por um bom tempo. Sei lá, também sou uma viúva dele.
Foram anos de tanta dor a ser
contida. Não chorei a dor pelos nossos mortos, alienei-me dessas mortes e assim, muitos estão vivos.
Victor Jara vive de uma forma diferente, mas está sempre entre nós. Loucura ou utopia, ele ainda vivencia tudo conosco. Lamenta que o mundo não tenha avançado o tanto quanto deveria. Sei também que seu coração hoje sofre pelo sangue que se derrama em toda a nossa Mama África. Obvio que seria melhor juntar suas palavras com as de outros, e isto me leva a perceber o tamanho de nossa perda. Um professor universitário que ficaria com o arquétipo de "cantor de protesto" se não tivesse deixado tantas músicas maravilhosas, sublimes e com uma visão de mundo que vai muito além dessa marca.
Beijos
Su

su parente souza disse...

Ontem depois de escrever o que 'deu na telha', fui visitar o myspace do Victor e fiquei chateada. As músicas que estão lá, não dão um resumo de quem foi este homem e as pessoas que compõem a sua primeira página, não têm nada a haver com ele. Parece-me que são Peronistas e acho difícil esta associação com Victor. Felizmente, temos esse espaço criado pela SIL que não fica "inventando" palavras pois elas já existem em sua própria vivência.
Obrigada Sil por esse espaço e homenagem há um homem que principalmente lutou contra a ganância do humana.

Anônimo disse...

Victor Jara vive!!!

Abraço do Attilio Hartmann, Porto Alegre, Rio Grande do Sul