segunda-feira, 3 de setembro de 2007

A gatinha daqui de casa virou onça!!! Socorro!!!


Ontem, o domingão quente nessa aridez do Planalto Central nos inspirou a dar banho na Pantera, nossa gata enorme, que pesa mais ou menos 7 kg. Até que a pobrezinha não nos deu tanto trabalho assim, como costuma acontecer. Acho que, desta vez, ela até queria se refrescar mesmo na água. Geralmente banho de gata aqui em casa é um verdadeiro drama...é um tal de fechar a porta do banheiro, fechar as janelinhas que dão para a área de serviço para ela não subir literalmente pelas paredes e escapar do banho, como já aconteceu uma vez, e assim por diante...toda uma estratégia de guerra é montada para tal empreitada e não raro saímos com pequenos arranhões pelo corpo.
Dessa vez, quem deu trabalho foi a Malucat Valentina, que nem banho tomou. Quando a Malucat viu a Pantera saindo do banho com o pelo todo molhado, ela estranhou. Começou a emitir um barulho esquisito que lembra motorzinho de dentista (!!!!!) e, se a Pantera ou um de nós ousasse tentar chegar perto dela, a coisa piorava, e muito...Malucat "fazia fu" ou, como diz meu pai, fazia aquele barulho de "soprar fósforo" e cara de poucos amigos. Gata brava é uma miniatura de onça, algo tão assustador que é melhor deixar o stress felino passar à distância.
O pior é que ela ficou horas nesse estado e fazendo os tais barulhinhos esquisitos citados acima. Dizem que o gato reconhece a gente e os outros gatos pelo cheiro. Deve ser mesmo. Malucat sentiu cheirinho de xampu na Pantera e não gostou nada da novidade. Talvez a gatinha tivesse pensado que substituímos sua velha amiga por uma nova gata, ou coisa parecida. Ou, quem sabe, o olfato felino não decodifica algumas coisas da mesma maneira que nós humanos decodificamos? O que para mim era um agradável cheirinho de xampu talvez fosse para ela o correspondente a um desagradável cheiro de brócolis estragado, vá saber....Se algum veterinário passar neste blog, favor me explicar o que houve.
Eu quis tirar uma foto ontem da Malucat brava, mas ela não permitiu e ainda me ameaçou. Por questões de segurança pessoal, coloquei essa aí, tirada pelo Humberto em maio. Mais à esquerda, a Malucat, mais à direita, a Pantera. No centro, Sil, a"gata-chefe" e mais "modesta" das três.

2 comentários:

Stella Maris Bortolotti disse...

Amo gatos! Não sabia que amava até ter 1, que viveu por 12 anos e também dava muito trabalho para tomar banho, seu nome era Lion. Quando ele percebia que ia tomar banho (só pela toalha, sabonete e secador que aprontávamos), ele já fugia. Tentávamos fazer tudo escondido, mas ele percebia e ia se esconder, procurávamos por muito tempo até achá-lo embaixo de algum móvel e era quase impossível tirá-lo de lá. Depois ficamos mais espertos e passamos a fechar todas as portas para ele não ter para onde ir. Agora, tenho uma gatinha Nina e não sei ainda qual será sua reação quando chegar a hora do banho. Ela ainda é muito novinha e ainda não a colocamos debaixo de uma ducha, ela só conhece banho seco (recomendado pelo veterinário). Mas não sei se ela irá dar tanto trabalho, porque, como eu já disse antes, ela é uma gata diferente: gosta de água, ou pelo menos, parece que gosta. Saberei com certeza quando chegar a hora H. Bom, ela pode não dar trabalho no banho, mas dá um trabalhão danado de tanta bagunça que faz, é uma brincalhona e já estragou muita coisa aqui em casa. As suas também "aprontam", Silvana?
Quanto ao fato da Malucat ter estranhado o cheiro, não sei dizer, se é isto mesmo. Sempre ouvi dizer que gato não reconhece o dono ( o que acho que é uma mentira) e sim a casa; mas não sei se é pelo cheiro. Precisamos mesmo ouvir um especialista, já que gostamos tanto dos felinos!Sua oncinha já está mais calma?

Anônimo disse...

Tom, o gato gatuno, o gato ingrato, Croquetom ou Presuntom
também adora água, mas é ele que escolhe o tanque, a pia da cozinha ou o lavatório... deita dentro como se fosse num bercinho e fica lá, com água ou sem ela...
Já quis esfriar sua cabeça quando me ataca - ele foi chamado de sussuarana pela Vet - e quando sua trufa fica vermelhinha, UAU! tenho é de fugir dele!
Banho mesmo ainda não me arrisquei... acho que antes vou comprar umas luvas de malha de aço!