quarta-feira, 12 de setembro de 2007

ILLAPU e Kleiton & Kledir: show histórico em Sampa, dia 28!!!


O maior fenômeno da música chilena da atualidade, o grupo ILLAPU, e a dupla gaúcha Kleiton e Kledir, ganhadora do Prêmio Tim 2006 na categoria Melhor CD de Canção Popular apresentarão um show histórico no Memorial da América Latina, em São Paulo, no dia 28 de setembro. Esse é mais um evento do Projeto Conexão Latina, que traz todo mês, durante este ano, artistas brasileiros e de outro país da América Latina para se apresentarem juntos, em comemoração ao aniversário do Memorial.

ILLAPU
O grupo ILLAPU utiliza uma grande variedade de instrumentos musicais de distintas origens, como zampoñas, quenas, flauta transversal, saxofone, charangos, Tiple Colombiano e Cavaquinho Brasileiro, guitarra e contra-baixo elétricos, teclado, percussões como o Cajón peruano e a Bateria, além de outros instrumentos. É um grupo que experimenta e funde suas raízes latinas de origem andina com elementos de Jazz, construções harmônicas e contrapontos da musica clássica, com a síncope da musica afro-caribenha e também a força do Rock. Seus vocais também merecem destaque. ILLAPU, na língua quechua, significa Raio.
Esse grupo, criado em 1971, grava seu primeiro álbum no ano seguinte. Com poucos anos de existência, já realiza concertos nos maiores palcos da Europa, EUA, Canadá, Hong Kong e África do Norte. Em 1981, quando regressa da segunda turnê pela Europa e EUA, recebe uma proibição via decreto pela ditadura militar que os impede de entrar no país, fazendo-os iniciar exílio na França e depois no México. Em 1988, devido à abertura democrática no Chile, ILLAPU retorna para casa. Nessa volta, mais de cem mil pessoas foram em seu primeiro concerto no Parque de la Bandera, em Santiago.
Em 1993, o tema "Lejos del Amor" se manteve quarenta e seis semanas no top das preferências do rádio no Chile. Ganhadores de vários prêmios durante sua carreira artísticas, em março de 1995, durante a entrega dos "Prêmios Top Treinta de la Musica Nacional" recebem os títulos de "Grupo do Ano", "Melhor Canção do Ano", "Produtor do Ano" e "O Grupo mais vendedor". Em 1996, o álbum "En Estos Dias" é o disco mais vendido em toda a historia da música chilena, recebendo seu sétimo Disco de Platina. No ano 2000, ILLAPU realiza concertos na China, em Shangai e Pequim, sendo o primeiro grupo latino-americano a visitar este país. Em 2005, lançam o DVD "ILLAPU 33",que resume a trajetória de 33 anos do grupo.


KLEITON E KLEDIR
Kleiton & Kledir nasceram em Pelotas, RS. Começaram a estudar música muito cedo e nos anos 70 foram para a universidade em Porto Alegre, onde cursaram Engenharia e Música (Composição e Regência). Kleiton fez curso de Maîtrise pela Universidade Paris VIII, da França, Mestrado em Música Eletroacústica pela UFRJ e exerceu a atividade acadêmica como professor da Escola de Música da UFRJ. Em 1975, com mais 3 amigos, lançaram "Almôndegas", a banda que foi um marco na história da música popular do Rio Grande.
O primeiro disco de Kleiton & Kledir foi lançado em 1980 e rapidamente a dupla se transforma em sucesso. As rádios começam a tocar suas músicas sem parar e o público lota seus shows por todo o país. Foram 5 discos (mais um em espanhol) o que lhes rendeu disco de ouro e shows por USA, Europa e América Latina. Gravaram em Los Angeles, New York, Lisboa, Paris, Miami e Buenos Aires. Suas composições foram gravadas por Simone, Nara Leão, MPB4, Caetano Veloso, Xuxa, Fafá de Belém, Nenhum de Nós, Zizi Possi, Ivan Lins, Chitãozinho e Xororó, Zezé de Camargo e Luciano, Leonardo, Fat Family, Emílio Santiago e muitos outros. Também pelo mundo afora suas músicas ganharam versões de grandes artistas, como os argentinos Mercedes Sosa e Fito Paez e a cantora portuguesa Eugenia Mello e Castro.
Kleiton & Kledir trouxeram para a cultura popular brasileira a nova música gaúcha. Eternizaram um sotaque diferente e uma outra maneira de falar e cantar, com termos até então desconhecidos como "Deu pra ti", "Tri legal", etc. Esse jeito diferente de ser e fazer as coisas transformou a dupla numa referência fundamental para quem quer entender a música brasileira do nosso tempo. Acabaram se transformando em símbolos do gaúcho contemporâneo, do homem moderno do sul do Brasil, o que fez com que o Governo do Estado lhes conferisse o título de "Embaixadores Culturais do Rio Grande do Sul".
Mas apesar de tanto sucesso a dupla resolveu se separar. Kleiton foi viver na França, Kledir ficou no Rio. Gravaram discos solo, fizeram outros projetos e produções. Mas a saudade bateu e eles voltaram. Desde que retornaram, gravaram os CDs "DOIS" (Som Livre) e "SUL" (Universal) e lançaram coletâneas que venderam ½ milhão de cópias. Montaram um espetáculo emocionante e percorreram o Brasil de norte a sul, entusiasmando sua enorme legião de admiradores e conquistando uma novíssima geração de fãs. Estiveram em Paris onde apresentaram uma série de 6 shows no Museu do Louvre e estiveram em tournée 2 vezes pelos EUA. Em 2005, lançaram o DVD e o CD "Kleiton e Kledir ao Vivo", que ganhou o Prêmio Tim 2006 na categoria Melhor CD de Canção Popular.

Serviço
Show ILLAPU e Kleiton & Kledir, pelo Projeto Conexão Latina
28 de setembro, 20h30min
Memorial da América Latina
Auditório Símon Bolívar, Portão 12
Patrocínio: Memorial da América Latina e Consulado Geral do Chile em São Paulo
Preço: R$10,00 inteira, R$5,00 meia.
Bilheteria: dias 24 e 25, das 14h às 19h. Dias 26 e 27 a partir das 14h.

4 comentários:

su parente souza disse...

FALTAM 13 DIAS.......
Silvana, até que poderíamos criar um concurso para o melhor desenho de BANDEIRA DAS AMÉRICA(S) LATINA(S)UNIDA(S), a nossa "ALU" ou
"ALUS" - com prêmios e tudo que temos direito.
cores propostas por Sil e Su:
- VERMELHO (por todo sangue derramado desde os colonizadores) - VERDE (cor de folhas/cor que provoca conforto a nossa visão devido ao seu comprimento de onda ) e BRANCO (é ainda o símbolo da Paz) e porque não um CÂNTICO também, heim?

Anônimo disse...

Que bom que o dia do show está chegando! Estarei lá e espero que seja um sucesso! E será!

Gustavo Moraes disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Gustavo Moraes disse...

Como foi o show, pessoal? Illapu tem que voltar ao Brasil!!