domingo, 24 de agosto de 2008

Não é só a medalha de ouro que vale!

Fiquei brava ao perceber algumas vezes, nas coberturas sobre as Olimpíadas de Pequim, um certo desprezo por parte de alguns jornalistas cada vez que algum brasileiro ganhava uma medalha de prata ou de bronze, em vez da de ouro.
Apesar de não ser muito ligada em esportes, tenho consciência de como é dura e sacrificada a trajetória de cada uma das pessoas que são classificadas para ir a uma Olimpíada. Aliás, acho que elas deveriam já ganhar uma medalha só pelo fato de conseguirem estar lá... Como é que alguém, em sã consciência, seja através de palavras ou mesmo de uma entonação de decepção na voz, no momento de anunciar as manchetes, tem a coragem de desvalorizar o mérito de alguém que lutou muito para conseguir um destaque na maior disputa desportiva do Planeta?
Outro dia, um dos rapazes que ficou com a medalha de prata no vôlei de praia desabafou diante de um microfone, comentando que no Brasil, infelizmente, só a medalha de ouro tem valor. É uma pena, pois realmente muitos pensam assim, inclusive vários profissionais da comunicação, que acabam reforçando essa idéia em diversos veículos.
Lembro-me ao mesmo tempo com tristeza e orgulho da seleção brasileira feminina de futebol, que lutava com toda a garra para ganhar aquele último jogo. Via pela TV as lágrimas das garotas e quase chorei junto. E lembrar que a maioria delas estava desempregada...
Quem é que duvida que a medalha de prata delas vale ouro?

Crédito da foto: www.hippolito.art.br

3 comentários:

Humberto disse...

É, Sil, infelizmente muitos de seus coleguinhas são por demais irresponsáveis (alguns são maus-caracteres mesmo!), e não têm a medida do alcance de seus "comentários", que deveriam ser apenas impressões pessoais, mas passam a ser pensamentos nacionais, posto que as pessoas passam a repeti-los como se fossem verdades, afinal, "deu na televisão", né?!

É odioso ver essas pessoas, que em geral disputam no máximo porrinha e levantamento de copo, tecerem comentários sobre os mais variados esportes, sobre os quais obviamente não entendem patavinas, e destruirem carreiras e sonhos sem a menor noção do mal que fazem à sociedade!

Ao denegrir atletas, tiram-lhes as possibilidades de patrocínios, e com eles se vão as chances de treinar mais, progredir e melhorar desempenhos!

Ao criticar esportes que não conhecem e não entendem, acabam por empurrá-los cada vez mais ao ostracismo, pois qual criança seria atraída a praticar um esporte cujos abnegados competidores são ridicularizados em cadeia nacional?!

É doloroso continuar, ano após ano, lendo matérias no estilo "nós ganhamos, eles perderam", e ter de ouvir a mídia críticar o governo, os empresários e os atletas, mas não tocar no fato de que as TVs transmitem, em geral, "incríveis" 6 (seis!) modalidades: futebol e vôlei em suas diversas variantes, atletismo e natação em menor escala, e ginástica e judô em eventos especiais ou para preencher espaços na grade de programação... É óbvio que o desinteresse comercial da mídia nas demais vinte e tantas modalidades é o principal responsável pelo baixíssimo número de praticantes das mesmas, mas eles nem tocam nesse assunto, claro!

É uma pena, mas como o assunto é esporte, continuaremos torcendo para que nossas equipes e atletas, e nossa retardatária imprensa, progridam...

su parente souza disse...

Os psicólogos afirmam que é deprimente receber a medalha de prata. Estar lá já é um prêmio. O Bronze você tentou e chegou lá e saí vitorioso. O ouro é sonho desejado intimamente por todos e a prata é prêmio de consolo.
Humberto me perdoe, escrevi e depois li seu comentário. Tô ferrada....
Mas se não enviar, vai acusar que não mandei..

Blog da web 2.0 disse...

Gente, bobo quem acha q o Brasil ganhyou a maioria de sua medalhas no terceiro lugar por falta de competencia. Foi tudo uma jogada de marketing. Afinal o Brasil é o pais do "bronze".

Sil, desculpe mas não me contive com o assunto :D